sexta-feira, agosto 28

'Caim', o novo romance de Saramago

Depois de "O Caderno" e de "Viagem do Elefante", o português José Saramago estará de novo nas livrarias com o romance “Caim” (Editorial Caminho), com lançamento previsto para outubro em Portugal, Espanha e América Latina. O novo livro de Saramago tem como personagens principais Caim, Deus e a Humanidade "nas suas diferentes expressões", segundo a descrição de sua mulher Pilar del Río no blogue do Nobel da Literatura. A nova obra literária "não é um tratado de teologia, nem um ensaio, nem um ajuste de contas: é uma ficção em que Saramago põe à prova a sua capacidade narrativa ao contar, no seu peculiar estilo, uma história de que todos conhecemos a música e alguns fragmentos da letra", descreve Pilar del Río. Assinala ainda que em "Caim", tal como nos anteriores livros - e dá o exemplo de "O Evangelho segundo Jesus Cristo" - "o autor não recua diante de nada nem procura subterfúgios no momento de abordar o que, durante milénios, em todas as culturas e civilizações foi considerado intocável e não nomeável".
O jornal El Mundo publica entrevista com Saramago sobre o novo livro que vale a pena conferir aqui

2 comentários:

  1. Como Portuguesa senti-me ofendida com as declarações do sr. Saramago, prémio nobel, porque ele sabe pouco de cidadania.
    A nossa liberdade começa... estamos em Democracia mas respeito acima de tudo.
    Somos todos diferentes mas nada dá o direito a nimguém de ofender os outros.
    Podemos não concordar mas temos de saber aceitar e não ofender.
    Dada a idade e experiência deste sr. não entendo as suas atitudes tão pouco dignificantes. Eu pessoalmente, não gosto da sua escrita, mas o que me revolta é a petulância e agressividade.
    O sr. quer ser Espanhol pois que seja, renuncie à sua Pátria, nós não precisamos de pessoas como ele intolerantes e de mau exemplo até para os jovens.
    Todos temos o nosso espaço neste planeta.
    Nada lhe dáo direito de criticar áreas que ele mesmo não domina. Sobretudo tem de respeitar as pessoas, quer ele goste ou não e eu não me incluo no grupo dos que têm religião. Tenho crenças e exijo que sejam respeitadas porque eu nunca desrespeito a opinião dos outros, posso discordar mas não agrido nimguém.
    Tente escrever coisas que ensinem alguma coisa, deve ter uma vasta experiência de vida e coisas boas para ensinar e aprender.
    è esta a minha opinião sobre os comentários pouco dignos do sr. José Saramago, tenho o direito de dar a minha opinião e a ficar indignada.

    ResponderExcluir
  2. Carlos Ferreira
    Desculpe-me Srta. Clara, mas quem está sendo agressiva é a Srta.
    Vemos que não possui embasamento, e fica indignada com a opinião de quem é mais preparado para a vida fora das mentiras religiosas, que ocorreram e ocorrem hoje, provocando este verdadeiro desastre Humanitário que o mundo sofre hoje.

    ResponderExcluir