sexta-feira, setembro 19

Relançado 'Migo"

 Da mesma forma que construiu obras sólidas na área da antropologia e da educação, Darcy Ribeiro se destacou também como escritor ficcional, com títulos como “Maíra”, “O Mulo” e “Utopia selvagem”, relançados recentemente pela Global Editora. Dando continuidade à reedição da obra desse importante antropólogo, educador e escritor brasileiro, a editora leva às livrarias “Migo”.

Nesse livro, Darcy Ribeiro narra, em primeira pessoa, a história de Ageu Rigueira, um escritor nascido no interior de Minas Gerais e que parte para a capital, Belo Horizonte, para aperfeiçoar seus conhecimentos e se tornar um intelectual. Já sexagenário, Ageu revê as escolhas que fez ao longo de sua vida, relembra as leituras que mais o inspiraram, os amigos mais fraternos, as mulheres que amou e as que quis amar.

O livro pode ser percebido como uma obra memorialista em que as lembranças funcionam como fio condutor entre a ficção e a realidade. Publicado pela primeira vez em 1988, no Brasil, e em 1994, na Alemanha, o livro possui 193 capítulos curtos, que formam uma espécie de mosaico de peças em movimento, e que acabam por se assemelhar à própria personalidade de Darcy. Nessa obra, o autor elabora um enredo em que discute a dor e a delícia de ser escritor. Essa discussão sobre o cerne do ofício permeia todo o livro, como uma forma de repensar a existência e compreender seu lugar no mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário