sábado, maio 31

O pecado do poeta

"Você quer saber qual é o meu pecado? É que eu não me farto de livros, embora eu os tenha mais talvez que o necessário. Acontece que essa caçada é i­gual às outras: o sucesso espicaça o desejo. Além do mais, os livros têm uma atração sin­gular, exclusiva deles: o ouro, a prata, as pérolas, um traje de púrpura, uma casa de mármore, quadros, um campo bem cultiva­do, um cavalo ricamente arreado, todas es­sas atrações e tudo o mais proporcionam apenas um prazer chocho e superficial; só os livros levam a satisfação até o fundo da alma, Eles nos falam, nos dão conselhos, se unem às nossas vidas, graças a uma familiaridade harmoniosa e ativa"
*** 

O poeta italiano Francesco Petrarca (1304/1374) morreu lendo na pequena casa que ele mesmo construiu em Pádua, cercado de livros, aproximadamente 200 volumes, quantidade considerável numa biblioteca particular da época. O poeta se consagrou aos livros: "Companheiros misteriosos que, de todos os, países, os séculos conduziram ao meu regaço, ilustres por sua linguagem, por seu gênio. Eles não são difíceis: um canto da minha modesta casa basta para acomodá-los. Eles são dóceis, sempre atentos aos nossos chamados, jamais importunam. Afastam-se quando o desejamos e correm para nós ao primeiro aceno". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário