Redes sociais e comunicadores instantâneos juntaram-se às
inúmeras tarefas cotidianas das pessoas, roubando o espaço de uma atividade
saudável e prazerosa para a mente: a leitura. Na campanha para uma editora, em
vez de um vilão que impede o leitor de encarar os últimos capítulos do livro, o
digital atua como um aliado. Assim foi eleito o case de julho pelo IAB Brasil o
“Tweet For Read”, criado pela Mood para a editora Penguin, que emite alertas
com frases literárias para incentivar o hábito da leitura
O “Tuíte para Ler”, em tradução livre, consiste em marcador
de página que emite alerta no Twitter quando a pessoa passa um tempo sem ler. A
ferramenta possui um sensor de luz e um timer que é ativado no escuro. Se o
título não for aberto durante uma semana, ou em um período previamente
programado, um nano computador com wi-fi localizado no dispositivo dispara um
tuíte para o perfil do leitor com uma frase do autor que está sendo
lido. A ação partiu de uma pesquisa da Fundação Pró-Livro e do Ibope Inteligência,
divulgada no início do ano, cujos dados apontam que a queda do hábito de
leitura deve-se ao fato de que as pessoas preferem ver entretenimento na
televisão e na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário