quinta-feira, novembro 27

Cantinho do escritor


O turco Orhan Pamuk em seu local de trabalho. Prêmio Nobel de 2006 escreveu, entre outros, "Meu nome é vermelho", "Neve", "O castelo branco" e "Istambul"

Na sala de estar da minha avó ficava uma estante; por trás de suas portas de vidro trincadas e raramente abertas, acumulando poeira ao lado da Life Encyclopedia, de uma série de amarelados romances para moças e dos livros de medicina do meu tio americano, ficava um livro da altura e da largura de um jornal que eu descobri pouco depois de ter aprendido a ler. Seu título era "De Osman Gazi a Atatürk: Um panorama de seiscentos anos de história otomana", e eu adorava tanto a sua escolha de temas como suas ilustrações misteriosas e abundantes. No tempo em que o nosso apartamento ficava no mesmo andar da lavanderia, ou sempre que eu me sentia mal e deixava de ir à escola, ou se por acaso eu matasse aula sem um bom motivo, subia para o apartamento da minha avó, me sentava à escrivaninha do meu tio e ficava lendo. Li várias vezes cada linha desse livro; em anos posteriores, quando morávamos em apartamentos alugados, eu o pegava para ler sempre que ia visitar a minha avó. ("Istambul")

Nenhum comentário:

Postar um comentário