quinta-feira, março 8

Pó dos Livros, em Lisboa, vai fechar

Numa nota publicada no blogue da livraria Pó dos Livros, em Lisboa, Jaime Bulhosa escreve que "chegou a hora de a livraria Pó dos Livros "celebrar o dia da liquidação total", pois "no dia 31 de março de 2018, mais esta livraria passará a ser uma mera recordação, um pedaço de pó na memória de poucos".


Setembro de 2007, abrimos as portas, e já nessa altura planava sobre nós o abutre. Nunca passava para cá da linha da porta. No entanto, rondava de perto, dava uma bicada, ou duas, nos nossos pés e ficava inquieto à espera que chegasse a hora fatal, grasnando num som surdo, como só os abutres sabem fazer: "Quando é que chega o dia da liquidação total? Mais cedo ou mais tarde, todas as livrarias irão fechar".

Nós bem o tentámos enxotar para longe, mas ele voltava sempre. Olhava de viés, ao mesmo tempo que inspirava o ar, à procura de aromas de moribundo. Contudo, ainda não tinha chegado a nossa hora e, voou com notícias de defunto vindas de outras paragens.

Resultado de imagem para pó de livros livraria

Nos anos seguintes apareceu de novo, mas desta vez, acompanhado com mais amigos, urubus, corvos e outros necrófagos. Todos vestidos a rigor de plumas negras reluzentes, entoando já a marcha fúnebre de Chopim – tan, tan, taran–, "Quando é que chega o dia da liquidação total? Mais cedo ou mais tarde, todas as livrarias irão fechar". Porém, ainda não tinha chegado a nossa hora e voaram, outra vez, com notícias de defunto vindas de outras paragens.

Escrevi este texto em Março de 2011 e já previa este fim. É verdade chegou a hora da livraria Pó dos Livros "celebrar o dia da liquidação total". No dia 31 de Março de 2018, mais esta livraria passará a ser uma mera recordação, um pedaço de pó na memória de poucos.

Mais tarde escreverei sobre as causas e razões. Farei também os devidos agradecimentos a quem sempre nos apoiou, porque percebe qual importância da existência de uma rede de livrarias independentes em todas as nossas vilas e cidades.
Até breve.
Jaime Bulhosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário