sexta-feira, agosto 17

Ler pode mudar sua vida

Que ler faz bem todo mundo já sabe. E se pararmos para pensar, estamos lendo o tempo todo, só que agora na tela do celular. Adquirir informação é positivo, mas a leitura para além das redes sociais pode fazer toda diferença na vida das pessoas.

1. A leitura previne doenças como Alzheimer e outros tipos de demência

Quando você lê está fazendo com o seu cérebro o que as pessoas fazem na academia: literalmente exercitando os neurônios, forçando a lembrar de muitas coisas, decorando personagens, compreendendo as histórias através da memória.

Tudo isso ajuda a manter o seu cérebro saudável, e pesquisas científicas comprovam a redução de chance de doenças mentais em 32% em leitores.

David Pintor

2. Ler poemas e textos complexos torna o seu cérebro elástico e ativo

A gente acha que o nosso cérebro fica ali paradinho, só pensando. Mas não é verdade ele é como um músculo que, quando exercitado, ganha elasticidade e força. Estudos comprovam que cérebros de leitores são mais flexíveis e capazes de realizar tarefas com sucesso.

3. A leitura é inimiga da ansiedade e depressão

Sabe os renegados livros de autoajuda? Eles são os melhores no combate a quadros depressivos, pois pacientes assim precisam de intervenções mais diretas em seu tratamento. Mesmo Freud costumava usar livros no tratamento de seus pacientes!

4. Pessoas que leem são mais felizes e satisfeitas com a vida

Que a leitura torna as pessoas mais inteligentes e ajuda na memória já sabemos, mas e esse papo de felicidade? É verdade. Um estudo da Universidade of Liverpool comprovou que adultos que leem apenas trinta minutos por semana declaram estar 20% mais satisfeitos com a sua vida do que não-leitores.

Isso porque pessoas que leem tem mais facilidade em fazer planos, tomar decisões e organizar prioridades. O reflexo disso é uma autoavaliação mais satisfeita.

5. Apenas seis minutos de leitura diária silenciosa são suficientes para você relaxar

Seis minutos! Apenas seis minutos! Não parece mentira? Mas foi tudo comprovado no estudo britânico da Universidade de Sussex. Esse pedacinho de tempo no seu dia já é suficiente para reduzir a frequência cardíaca e aliviar a tensão muscular.

Inclusive, segundo o mesmo estudo, ler durante seis minutos funciona melhor para o relaxamento do que ouvir música, passear ou beber uma xícara de chá.

6. Ler trinta minutos por dia pode adicionar dois anos à sua vida

Pesquisadores da Universidade de Yale realizaram um estudo com mais de vinte mil pessoas e descobriram que as que, ao longo dos anos, liam mais de trinta minutos por dia, tinham um tempo de vida média dois anos maior do que as que não liam.

E ainda: os leitores de livros que relataram realizar mais de três horas de leitura por semana eram 23% menos propensos a morrer do que seus colegas que liam apenas jornais ou revistas.

7. Ler te torna uma pessoa emocionalmente mais inteligente

Muito se fala hoje da tal inteligência emocional. A capacidade de lidar e entender seus sentimentos e os de outras pessoas é uma valiosa qualidade. O conhecimento encontrado nos livros e o exercício de compreender personagens e fatos são capazes de trazer um incremento na sua inteligência emocional.

8. Seus níveis de estresse podem baixar em até 68% com a leitura

Uma coisa tão simples quanto ler ajuda muito a baixar os níveis de estresse. Pode parecer uma simples distração, mas a leitura realmente pode alterar drasticamente a sua rotina, trazendo calma, relaxamento e tranquilidade para os seus dias.

9. Uma sociedade que lê é mais tolerante e rica culturalmente

Infelizmente, no Brasil, 44% da população simplesmente não lê e, as que leem, ficam em uma média de apenas cinco livros por ano. É pouco. Sociedades leitoras são mais capazes de tolerar diferenças e agregar à sua cultura, justamente por adicionarem ao seu repertório hábitos diferentes dos seus costumes.

10. Uma sociedade que lê é mais humana

Um outro estudo comprova que a leitura desperta nas pessoas maior sensibilidade em relação às situações que as rodeiam. Isso significa na prática que, uma sociedade leitora tem mais chances de se compadecer com problemas alheios e praticar ações de caridade, mesmo as simples do dia a dia.

Se pudéssemos ler as histórias secretas de nossos inimigos, veríamos sofrimento bastante para desarmar nosso ódio.

11. Um país com mais leitores é construído de forma mais crítica

Alguma vez você estava lendo um livro e, antes de terminar, adivinhou como ele acabaria? Isso pode ter acontecido porque quanto mais você lê, mais aprimora a sua capacidade analítica e isso reflete as suas decisões.

Aplicando isso à vida social: capacidade crítica e analítica podem fazer total diferença numa sociedade, afinal, quanto mais pessoas bem informadas e inteligentes, mais chances de ter um sistema político, econômico e cultural que funcione bem!

12. Você pode trocar pílulas de remédio por livros, por exemplo

As pessoas que entram no consultório da terapeuta americana Alison Kerr Courtney saem com, em vez de receitas, listas de leitura. A doutora criou o “Biblioterapia”, um método de tratamento que ela, baseada na experiência de cada paciente, indica livros que o ajudarão a superar dificuldades e melhorar sua qualidade de vida.

13. Leitores são melhores em cuidar do próprio corpo

Dizem que livro é o alimento da mente, mas já foi comprovado que ajuda no corpo também. Um estudo com frequentadores de academia americanos provou que, aqueles que liam com frequência, eram mais dedicados às suas atividades físicas. Isso porque “malhar o cérebro” ajuda na concentração e foco na gestão dos seus planos.

14. Ler te dará mais tempo para fazer outras coisas que gosta

Na pesquisa “Retratos da Leitura” que identificou o perfil de leitores e não-leitores do Brasil, o maior motivo citado para não ler foi “falta de tempo”. Mas isso não é motivo, é desculpa.

Como já falamos aí em cima, apenas seis minutos diários de leitura já podem fazer a diferença na sua vida. Além do que, leitores regulares são mais capazes de gerenciar seu tempo e suas atividades, realizar tarefas com mais sucesso e etc. O que, na prática, te dará mais tempo para aproveitar outras coisas boas da vida 🙂

15. Você precisa de concentração para ler, mas é ler que te trará concentração

A gente sabe que não é fácil para todo mundo reservar um tempo para leitura. A rotina, lugares cheios, transporte público desconfortável, cansaço, etc.

Mas acredite, dedicando alguns minutos do seu dia à leitura, tudo isso vai melhorar. Treinar o cérebro para se encontrar, especialmente em lugares com mais barulho, é uma forma de praticar a concentração e isso afeta positivamente o seu dia.

16. Ler faz você se destacar de várias formas

Já dissemos que uma pessoa que lê mais tem maiores capacidades intelectuais, e isso por si só já é uma vantagem, mas isso também afeta a maneira como as pessoas te veem. Uma pessoa mais segura e articulada é, quase que automaticamente, mais bonita aos olhos dos outros. Não é magia, não. É leitura.

17. Um livro pode te encorajar a se mover em direção ao seu sonho

Não é novidade que algumas das pessoas mais bem sucedidas do mundo, como Bill Gates e Elon Musk, são leitores vorazes.

O poder do livro é tanto que, pela facilidade de se identificar com personagens (reais ou fictícios), e a prática constante de imaginação, leitores tendem a impulsionar ações normalmente reprimidas. É assim que você sai da sua cadeira de leitura e vai buscar algo que te inspira tanto quanto o que acabou de ler.

18. Ler pode te oferecer novas oportunidades

E são novas oportunidades em tudo: de trabalho, por algo novo que aprendeu, de hobbie, por se identificar com alguma história, de saídas para situações complicadas, simplesmente porque você já leu em algum lugar sobre aquilo.

19. Você nunca vai “desperdiçar” o seu tempo com um livro

É claro que nem todos os livros são bons. Mas todos têm uma coisa em comum: possuem conhecimento. Por mais que você não se identifique com a história, não compreenda ou simplesmente não goste do conteúdo, o tempo que você investiu na leitura nunca poderá ser arrancado de você como algo que aprendeu. Quer lazer mais construtivo do que esse?

20. Uma nova leitura é sempre um recomeço

Sempre há aqueles momentos na vida em que a gente sente que precisa mudar, começar algo novo. Por que não fazer isso através do livro?

Além das inúmeras possibilidades narrativas que o livro te oferece, as viagens sem sair do lugar e as novas ideias, o livro também pode te ajudar a pausar aquele momento da sua vida que está muito complicado, possivelmente recomeçando com a cabeça mais limpa e organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário