segunda-feira, fevereiro 13

Minha Rua

Resultado de imagem para minha rua ilustração
Quando eu morrer quero ser nome de rua – mas não uma rua qualquer sim uma rua de paz que o sol percorra de ponta a ponta, ensolarada com varandas e sacadas e dourados horizontes

Anote, mulher, anote:quero rua com jardins de alamandas e alecrins e joão-de-barro nos postes

Com maria-sem-vergonha florindo até nas calçadas e à tarde a sineteada do vendedor de pamonha.

Crianças jogando bola mais bicicletas que motos passando com tal respeito que ninguém quer quebra-molas

Velhas casas de madeira com grandes quintais quietos e gatos tão sonolentos à sombra de abacateiros

Cães latindo para a lua galos cantando pro sol rádios esgoelando gol ao longo da minha rua

Janelas por onde espia uma criança ou viúva as brincadeiras da chuvão vento e sua folia

Anote, amor, anote:rosas de todas as cores no ar perfume de flores dálias e damas-da-noite

Bueiros desentupidos sem bitucas as calçadas sempre pipas penduradas num céu de azul infinito. Será, amor, uma artériade tal forma democráticaque em cada esquina lunáticostrocarão suas ideias

O tráfico de sementese mudas para as hortasserá intenso, por contade avós e adolescentes

À noite, sem mais aquela,quando a tevê estiverchata a ponto de doerolharemos as estrelas
Nas noites de plena luaà meia-noite vocêpasseará prateada e nuae só os cães vão te ver

Numa esquina garapeironoutra uma quitanda rica(rica de cores e cheiros)e a Padaria Benfica

E será de quem, mulher, a bendita padariasenão de um José Mariabisneto de um português?O açougue será do Joãoa quitanda do Kentarocomo a banca do Funaroa oficina do Carlão

Minha rua terá gentedos povos todos da Terraa conviver simplesmentecomo vizinhos de bairro

Então, mulher, quando eu forpara a viagem sem voltaache um super vereadore apresente esta proposta

Quem sabe seja preciso fazer a rua do nadapara ser inauguradajá velha. E já aviso: antes que sempre alguém façaa pergunta que se espera– Quem é que foi esse cara? – meu nome lá numa placa será coberto de hera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário