sábado, março 21

George RR Martin está a fazer a sua quarentena em Westeros

Os milhões de admiradores de Crónicas de Gelo e Fogo desesperavam desde 2011, altura da edição do quinto volume da saga, para que George RR Martin finalizasse o sexto tomo, que chega depois do fim da adaptação televisiva de A Guerra dos Tronos. Agora, George RR Martin anunciou no seu site que está em isolamento, assistido por apenas um elemento do seu staff, e de regresso ao seu território ficiconal: “Verdade seja dita, estou a passar mais tempo em Westeros do que no mundo real, a escrever todos os dias. As coisas estão bem negras nos Sete Reinos… mas não tão sombrias como poderão ficar aqui fora”, postou. O escritor de 71 anos sossega ainda os medos dos leitores fiéis: “Para aqueles de vocês que possam estar preocupados comigo, sim, estou consciente de que sou pertenço à população mais vulnerável, dada a minha idade e condição física. Mas sinto-me bem e estamos a tomar todas as medidas adequadas.”

George RR Martin reitera que não vai sair nem estar com outras pessoas, tendo ainda decidido fechar o seu cinema – o Jean Cocteau em Santa Fé, no Novo México – mas mantendo, por enquanto, as portas abertas da livraria Beastly Boooks, embora esta tenha cancelado leituras públicas ou sessões de autógrafos. Mas o inventor de personagens tão marcantes como Jon snow e a mãe dos dragões faz o elogio da leitura face ao clima de quarentena vivido em todo o lado, afirmando que “ler é a melhor forma de passar as horas vazias”.

Escritor habituado a tecer narrativas complexas, habitadas por muitos personagens e marcadas por um ritmo vertiginoso e voltefaces (muitos leitores viam o seu apego aos personagens recompensado com a crueldade de os ver brutalmente eliminados a seguir…), Martin recorda, neste texto, que a fantasia sempre foi o seu território mas que, por estes dias, ao ouvir as notícias, sente-se a viver numa espécie de romance de ficção científica. “Mas, infelizmente, não o tipo de ficção científica que, em criança, eu sonhava em viver, com cidades em Marte, robots domésticos programados com as Três Leis, e carros voadores. Nunca gostei assim tanto de histórias sobre pandemias…” E George RR Martin termina o post com uma mensagem universal que tanto Westeros como o mundo assolado por coronavírus podem seguir: “Stay well, my friends. Better to be safe than sorry.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário