segunda-feira, janeiro 4

A vida nos livros

Mariusz Stawarski
Nem dez vidas me bastariam, eu sei,
para ler os livros que fui arrecadando
e que me desafiam para que
me perca neles como um peregrino
nas rotas de um mitigado desespero.
Sou eu que pertenço aos livros
e não o contrário, já o disse umas tantas vezes,
pois o que eles vão entesourando
é a pequenez do tempo que me resta
para os ler e neles me encontrar.
Os livros falam de vidas e de guerras
e eu só falo do que os livros contam,
esquecido que ando do que vivi
e bem podia e devia contar-vos.
São os livros que me acenam,
apontando-me para os mostradores
dos seus relógios imóveis e opacos,
assim como quem diz: por mais que vivas,
por mais que faças, tu partirás
e nós, bem ou mal, havemos de ficar,
porque não nos cansamos de viver
a ficção de que são feitas estas vidas.
José Jorge Letria, "Cintilações da Sombra 2"

Nenhum comentário:

Postar um comentário