quarta-feira, janeiro 2

Filósofos e fantasmas

Filósofos são aqueles meninos que cresceram mas não perderam o vício de perguntar.

***

Que maçantes são as epopeias: homens se matando por helenas e doroteias.

***

Se poesia dá camisa a alguém, certamente não é aos poetas.

***

Os fantasmas suíços não chegam um minuto antes ou depois da meia-noite.

***

Insuportáveis são os fantasmas de piratas. Chegam de madrugada, tomam todo o nosso rum e, quando se vão, esquecem na sala o papagaio.

***

Fantasmas educados deixam bilhetes na geladeira: desculpem, tomei todo o leite.

***

O mais insuportável dos fantasmas que abriguei foi um que garantia ter sido tenor em Milão.

***

E houve aquele fantasma, Xavier ou Javert, um nome assim, que certas noites me acordava e me submetia a interrogatório.

***

Um fantasma que me fez rir muito foi um que uma noite, tendo bebido toda minha cerveja, amanheceu dormindo na casa do meu cachorro.

***

O melhor da psicanálise é apontar para os nossos atos um culpado que nunca somos nós.

***

Não sou um poeta persistente. Sou um poeta reincidente.

***

Sei bem quanto não valho. Se um dia for plagiar alguém, não será a mim que plagiarei.

***

Hipotenusa é uma palavra que faria mais sucesso se saísse dos livros de geometria e frequentasse novelas de terror.

***

Imaginei que com a maturidade chegasse o reconhecimento. Quando percebi, já estava velho demais para ser levado a sério.

***

Sou místico, de “a” a “u”. Se me mandassem para aquele lugar, eu iria para Katmandu.

***

Corre aqui, vem vê-las. Foi para ti que chamei essas estrelas.

***

Minha tristeza é daquelas desconfiadas. Se dou uma assobiadinha, fica inquieta. E, se cantarolo, começa a me acusar de traição.

***

Uma das desculpas mais habituais dos que insistem em continuar produzindo sonetos é a de que estão cumprindo uma missão.

***

Continuemos escrevendo. Se nós não, quem acreditará em nossa vocação?

***

Deus sabe como tenho trabalhado para, quando meu dia chegar, ser um morto conceituado. Se for para ser deus, não aceito nenhum menor que Júpiter ou Zeus.
Raul Drewnick

Nenhum comentário:

Postar um comentário