domingo, fevereiro 10

Curtas - e talvez só isso

Estilo é o tipo de coisa que sempre nos faz falta, embora nunca saibamos muito bem o que é.

***

O romantismo ainda é uma forma de nos mostrarmos ridículos com certo charme.

***

Quem semeia tolices colhe banalidades.

***

Descobri, e com atraso, que sou só um homem sensível que tentou aproveitar-se disso para se exibir como um ser especial, usando os mais rasteiros truques poéticos.

***
Ser escritor deve ser uma delícia. Qualquer dia hei de perguntar a um.

Anna Parini
***

Escrever todos os dias foi no começo um compromisso e, em seguida, uma obsessão. Tantas décadas depois, é uma tolice.

***

Se há alguma coisa a ser louvada em mim é a persistência com que não tenho conseguido ser poeta.

***

Todo inimigo figadal tem maus bofes.

***

Tudo bem, escrever é uma espécie de jogo, mas quem disse que devemos perder sempre?

***

Dão-nos um aplauso ou dois, e lá se vai a modéstia: queremos mais duzentos depois.

***

A riqueza de detalhes é às vezes uma pobreza de estilo.

***

Uma falha dos provérbios é acreditarem que são infalíveis. Outra é proclamarem que são.

***

O ato de burilar, que foi tão caro aos parnasianos mais radicais, parece-me hoje um vício bizarro como o de sentar-se no sofá, apagar a luz e apalpar o sexo de uma boneca.

***

Talvez você gostasse de me ver. Estou melhor, acho. Livrei-me do conhaque e dos sonetos.

***

Há escritores de dois tipos: os que falam de si mesmos e os que falam de si próprios.

***

Eu poderia ser um homem memorável, se os outros se lembrassem de mim.

***

Enquanto o escritor decide se coloca uma vírgula, ou duas, o sujeito da frase cria coragem e passa uma cantada no objeto direto.

***

Ora essa, os poetas bissextos andam reivindicando aposentadoria integral…

***

Perguntam ao filho do escritor o que o pai faz. O menino responde: “Ele mexe com essas coisas de literatura.”
Raul Drewnick

Nenhum comentário:

Postar um comentário