segunda-feira, novembro 20

A morte e outras ocorrências

Uma de nossas mais frequentes bravatas é dizermos que estamos prontos para a morte, como se a morte fosse uma disciplina que se aprendesse com apostilas, empenho e provas bimestrais.

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Fazer arte pela arte é um princípio difícil de sustentar, mas – justamente por isso – de uma extraordinária beleza.

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Sempre considerei a falta de lirismo uma falha de caráter.

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Tristezas passadas movem ainda inúteis moinhos.


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Eu já nasci velho. Para piorar, deram-me leite parnasiano na mamadeira.

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O travessão é um hífen com mania de grandeza.

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Se os merecêssemos, os poemas cairiam como frutas das árvores quando nos deitássemos debaixo delas.

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De todos os pecados, o mais plagiado ainda é o original.

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Ter um alter ego não me favoreceu. Era simpático, não nego, mas escrevia pior que eu.

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Um gramático ostenta sempre aquele sorriso de quem pode, a qualquer provocação, tirar do bolso algo mais terrível que uma crase.

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Há os poemas de amor, e há os outros, que de vez em quando são apresentados para desmentir a teoria do tema único.

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O equilíbrio da beleza com toda a certeza está num gato numa ponta e outro na outra ponta do sofá.

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Não poucas rainhas, algumas insuperavelmente belas, traíram seus reis para se entregar a poetas – segundo relatos dos próprios poetas.

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Vejam só que pé-direito, convidou o poeta concretista, erguendo o braço para abarcar todo o seu poema.

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Era um poeta tão pobre que os pombos dividiam as migalhas com ele.

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Diante da poesia, sou ainda o menino bisonho a dois passos de seu primeiro pecado carnal.

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Era um arco-íris tão tímido e principiante que foi vaiado pelo público.

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Mesmo que a poesia nos desse só uma carteirinha e um distintivo, valeria a pena.

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Para ser épico, um poema concretista precisa ter pelo menos dez andares.

Raul Drewnick

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