terça-feira, fevereiro 7

Confissão

Sou fraco. Por nascimento, talento e convicção, fui e serei sempre um derrotado. Um bom derrotado, se vocês confiam em minha opinião. Posso até dizer, sem cinismo, que sou um homem realizado. Se o destino de todo ser é se perfazer, cumpri o meu.


***

A morte não tem pressa, deixa o tempo se espreguiçar. Há quinze anos, já, envelhecem na sala o gato cego e o sofá.

***

Vi hoje. Ao ônibus que passava em frenética velocidade, um latinista de ocasião perguntou de supetão: ei, ei, quo vadis?

***

Quando dez ou doze jovens poetas se reúnem, o único risco que a sociedade corre é o lançamento de mais uma antologia.

***

Por pior que seja a jornada, jamais seja tão sofrida que a vida seja execrada e a morte seja querida.

***

Não sou dos normais. Comigo o prêmio é castigo. A pior fase, a mais amarga da minha vida, vivida foi em Pasárgada.

***

Não tenho realeza nem excelência. Atinjo, quando muito, jamais a quinta, mas somente a quartessência.

***

Há mortos que continuam andando por aí. Alguns chegam a assobiar e a cantarolar. Não sou desses ecléticos. Limito-me a andar, ainda que tropegamente.

***

Sou metade, menos que um. São pífias minhas vitórias, não tenho feitos nem glórias: ad minora natus sum.

***

Enquanto os poetas líricos celebravam musas e os românticos falavam de flores, Augusto dos Anjos tratava de seus amores: as aberratórias abstrações abstrusas.
Raul Drewnick

Nenhum comentário:

Postar um comentário