sábado, junho 29

Sabor de Brasil no livro de Sérgio Rodrigues

Seria um livro de contos? Seria uma novela? Um romance? Ou um objeto literário não identificado? Ou uma grande metáfora da tragicomédia brasileira em que fatos e fantasias não se negam, se complementam. É o novo livro de Sérgio Rodrigues, “A visita de João Gilberto aos Novos Baianos”, que tem no folhetim “Jules Rimet, meu amor”, uma das mais deliciosas narrativas que li ultimamente. E reli com prazer e emoção.

A Copa do Mundo é ao mesmo tempo a dor mais profunda e humilhante no coração nacional com a derrota para o Uruguai no Maracanazo de 1950 e também a suprema alegria redentora da vitória em 1958, que nos livrou do complexo de vira-latas e se tornou o nosso maior orgulho quando fomos tricampeões em 1970 e ganhamos a posse definitiva da Taça Jules Rimet, uma linda escultura em ouro da deusa da vitória.

Para um leitor estrangeiro não familiarizado com o Brasil, é difícil aceitar como fatos, ou ao menos fantasias verossímeis, a história do roubo da taça, quando dois ladrões pé de chinelo, Luiz Bigode e Chico Barbudo, e o malandro otário Peralta roubam a taça do nono andar da CBF e a vendem pelo seu peso, 1,8 kg, depois transformados em duas barras de ouro. Mas é fato.

Também é fato, embora supere a ficção, que a CBF mandou fazer uma réplica de metal — que ficava trancada no cofre! — enquanto a real era exposta atrás de uma vitrine...

Mas essa fabulosa história, cheia de detalhes, ângulos e hipóteses, se mistura com um encontro amoroso complexo e cheio de humor e ironia, entre um escritor de um sucesso só e uma ruiva linda e misteriosa, ligados pela Jules Rimet e pela lendária seleção húngara de 1954.

O folhetim é o grand finale, mas outras histórias como “Conselhos literários fundamentais” e “A fruta por dentro” encantam a cada frase; o homem é um craque em domínio de bola, em dribles sensacionais, em tática e técnica, mestre na estratégia de García Márquez — levar o leitor ao próximo parágrafo eletrizado e hipnotizado pelo ritmo das palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário