domingo, junho 28

As mais belas bibliotecas do Ocidente

A Biblioteca Nacional de Paris está apresentando uma exposição de fotografia de Ahmet Ertug sobre as mais belas bibliotecas do Ocidente. De arquitetura trabalhada, muitas delas se apresentam com a dignidade de palácios dedicados ao livro.
Segundo Ahmet, as bibliotecas antigas possuem uma alma. “Comparadas com as bibliotecas modernas, onde os livros estão em um depósito e os leitores nem podem vê-los, nem mesmo tocá-los, as antigas são totalmente diferentes com suas qualidade arquitetônicas e a beleza de suas coleções”.
(Ilustração: biblioteca da Abadia de Saint-Florian, na Áustria)
Veja mais aqui

quarta-feira, junho 24

Livraria na festa de reinauguração de biblioteca

A Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos, em Maricá, reinaugurou na semana passada(dia 18) a Biblioteca Monteiro Lobato numa área superior a 40 m² para abrigar o acervo, agora aumentado, a gibiteca, a Casa dos Livros, reunindo obras para manuseio livre, e um espaço para de leitura e contação de histórias, e palco para teatro de bonecos. Os alunos agora também têm à disposição filmes em DVD e até mesmo um sistema de som para a criação de peças sonorizadas ou instalação uma mini-emissora de rádio. O programa de reinauguração contou com premiação do concurso de histórias infantis baseadas em personagens do universo lobatiano, leitura de poesias pelos alunos e até um café literário.
Na festa, a biblioteca também foi presenteada, entre outros livros, com a coleção completa de 17 volumes das obras infanto-juvenis de Lobato, entregue pela livraria Canto do Livro, que anteriormente já havia doado em torno de 200 obras para ampliação do acervo. A reestruturação da biblioteca, em espaço mais agradável para as crianças, foi um trabalho de equipe, formada pelas professoras Amparo, Ledyr Damião, Marilene Costa e Suely Guedes. O grupo ainda continua em busca de novos apoios para ampliar o acervo. A escola também espera contar com o apoio municipal para conseguir entre outros mobiliários de mesas e cadeiras, também um computador. Segundo a diretora Shirleine Estrela, o novo espaço, mais bem equipado, permitirá a formação de bons leitores.

sábado, junho 20

Livraria é Destaque do Ano pela quinta vez

A livraria Canto do Livro, pela quinta vez consecutiva, conquistou o prêmio Destaques do Ano, promovido pela PR Produções, em Maricá, no setor livraria. A festa de entrega dos prêmios ocorreu, no dia 18, no restaurante Depois das 6. Na foto, Pery Salgado, produtor cultural, Regina Castro e Luiz Gadelha, da livraria Canto do Livro.

terça-feira, junho 16

O futuro visto em 1910

A máquina da ilustração de 1910 pode ser antiquada para os padrões atuais, mas detalha o que acontece hoje com os alunos aprendendo nos livros eletrônicos. A gravura está na Biblioteca Nacional da França

A reserva estratégica dos leitores

Leitor é antes de tudo um apreciador do livro. Faz sempre uma reserva de livros para próximos ou mesmo distantes momentos. Há sempre aquele livro reservado para quando tiver tempo no próximo mês, nas férias, na aposentadoria. Ou quem sabe quando chover, porque o livro comprado hoje só deve ser apreciado em tempo de chuvisco bem frio, debaixo de cobertas, estirado em um sofá, com a água escorrendo pelos vidros da janela. Motivos não faltam a ele para comprar agora um livro que só lerá muito tempo depois, se conseguir mesmo ler. Acaba por montar uma outra casa, apenas com livros. Mas que prazer!
A mania do leitor de fazer uma reserva estratégica foi revelada pela pesquisa feita pelo blog do Galeno, na última quinzena: quatro entre cada dez mantém guardados na estante, na mesa de trabalho ou em algum canto da casa no mínimo duas dezenas de livros que ainda estão à espera de um tempo ou do momento mais apropriado para serem lidos. E 18% têm mais de dez livros nessa mesma situação. Só 9% dos leitores disseram já ter lido todos os livros que têm em casa.

domingo, junho 14

Escola reinaugura biblioteca em Maricá


A Escola Municipal Carlos Magno L. de Mattos, em Maricá, reinaugura nesta quinta-feira (dia 18) a Biblioteca Monteiro Lobato. No programa de reinauguração constam a premiação do concurso de histórias infantis, promovido entre os alunos, a apresentação da equipe da biblioteca e das metodologias de incentivo à leitura, e um café literário com apresentação dos alunos lendo poesias. Em um espaço ampliado, a biblioteca escolar também vai abrigar um acervo maior, contará com uma gibiteca e uma área para teatro de bonecos.
(As ilustrações das laterais das estantes e o painel foram feitos pela professora Suely Guedes)

quarta-feira, junho 10

Palmas para Portugal e Camões

Hoje é Dia Nacional de Portugal e data em que se lembra a morte de Luis Vaz de Camões, em 1580.

Soneto 45
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o Mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve…) as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

A paz com que sonhamos...

e os livros que sempre nos esperam em casa

terça-feira, junho 9

Quando o mundo viu nascer o Grande Irmão

Há exatos 60 anos o mundo passava a conhecer o Grande Irmão com o lançamento de “1984”, a novela de George Orwell. O mundo totalitário conduzido pelas máquinas prenunciava tempos sombrios e assustadores. Tantos anos depois a televisão, a internet, a intercomunicação, satélites, invasão de privacidade são uma rotina. Mas Orwell previa naqueles anos a escravização do homem pelas novas tecnologias, controladas pelo Grande Irmão, que estava sempre de olho vivo em cada um. "Acordados ou dormindo, trabalhando ou comendo, em casa ou na rua, no banho ou na cama, não havia como escapar. Nada era do indivíduo a não ser uns poucos centímetros cúbicos dentro de sua cabeça”. E hoje, esses poucos centímetros são preciosos, pois são o que nos resta de individualidade para enfrentarmos a evangelização do Grande Irmão.

sábado, junho 6

A perda

"Com a guerra perdi tudo, também minha biblioteca. Podes começar duas vezes a vida, mas não podes começar duas vezes uma biblioteca"
Goran Bregovic

sexta-feira, junho 5

Revista discute HQ como incentivo à leitura

A sétima edição do "Libro al Día", publicada pelo Centro Regionalpara El Fomento del Libro em America Latina y El Caribe (Cerlalc) já está disponível na internet com destaque para a discussão sobre os quadrinhos como uma ferramenta fundamental de leitura. Veja aqui

quinta-feira, junho 4

O efeito placebo da leitura

"Padece de insomnio? ¿Se encuentra desganado o triste? ¿La política le produce jaqueca? ¿La rutina y la vida le causan estrés y alteraciones del carácter? Si responde afirmativamente a alguno de estos síntomas acuda a la librería más cercana, dese una vuelta por la Feria del Libro y consulte con su librero de cabecera. Seguro que podrá aliviarle su malestar con alguna lectura, sin efectos secundarios y más barata que cualquier ansiolítico como Diazepam. De hecho la lectura actúa igual que un placebo al estimular el núcleo accumbens, situado en el cerebro, y producir la mejoría del cuadro sintomático del paciente. Y aunque es cierto que no es lo mismo leer un manual de autoayuda, un best-sellers y un título pseudo histórica, que una buena novela o un libro de relatos o de poesía, el hecho de practicar la lectura ya es, en sí mismo, un excelente antídoto para las numerosas enfermedades que dañan la salud del tiempo que vivimos. (....) "
O artigo de Guillermo Busutil continua aqui

quarta-feira, junho 3

'+Leitura' de junho circula em Maricá

A edição de junho de +Leitura já está em vários pontos do Centro de Maricá. O folhetim traz como destaque a destruição de acervos de bibliotecas governamentais da Venezuela, que fez virar papel higiênico mais de 60 mil livros. Também há a notícia sobre o novo livro de José Saramago, “O Caderno”, que não será editado na Itália pela editora Einaudi, de propriedade do primeiro-ministro, porque o escritor português em sua nova obra, reunindo textos políticos e literários, faz severas críticas a Silvio Berlusconi. A possibilidade do acervo de Erico Veríssimo vir para o Rio, as bibliotecas independentes de Cuba, a “Árvore das Letras”, em Passo Fundo, símbolo da Capital Nacional da Literatura, e as pesquisas sobre novos achados na China, que devem confirmar a escrita chinesa como a mais antiga do mundo, são algumas das outras notícias de +Leitura deste mês. O folhetim também não esqueceu de lembrar o dia 12 e em sua capa estampa um selo para lembrar o Dia dos Namorados, quando “Amar é... se amarrarem juntos na leitura”.

terça-feira, junho 2

Viagens com Miguel Torga

"Tormes, 29 de setembro de 1952 – É uma pena localizar a paisagem dos livros. Neles é que ela é verdadeira...

Coimbra, 4 de maio de 1953 – (...) É preciso espremer cada livro como quem espreme um limão (...)"

segunda-feira, junho 1

Leite incentiva a leitura

“A leitura de um livro, jornal ou revista enriquece a nossa vida. Ao ler, colocamos nossos sentimentos, memória, imaginação e inteligência em ação. Para aproveitar bem a leitura, procure um local iluminado e tranqüilo, pela manhã, quando o cérebro está descansado.”
O texto está nas caixas de leite longa vida da empresa brasileira Jussara, que assim fortalece o imaginário da população para o valor da leitura.
A notícia foi revelada aqui