O trabalho realizado pelo grupo de professoras da biblioteca Monteiro Lobato, da Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos, Maricá, foi o grande destaque da cultura municipal neste ano. A escola, dirigida por Shirleine Estrela, conseguiu reinaugurar o espaço, em junho, com uma gibiteca, palco, teatro de bonecos e sistema de som e vídeo, além de reestruturar todo o acervo, agora maior através de doações.
O trabalho, que contou ainda com a realização de palestras e apresentações durante o ano, é merecedor de prêmio uma vez que foi realizado numa pequena escola e com mais recursos de terceiros do que da própria Prefeitura.
O prêmio, que toda a escola merece, é dado pela população, reconhecida. Estão todas as professoras, funcionários e mesmo alunos, que tanto colaboram e ajudam a dinamizar o espaço, recebendo os parabéns de uma comunidade, pois dão exemplo de como a cultura, e em particular o livro e a leitura, deve ser tratada, principalmente entre os mais jovens. Todos, na escola, são abnegados, porque não anseiam com esse trabalho a conquista de prêmios governamentais, embora devessem ser premiados pela Prefeitura, por merecimento.
Sem armar barraco, ou promover chá com bolinhos, de olho em diplomas para promoção pessoal que facilitem empregos ou regalias financeiras, trabalham dignamente em favor da divulgação da leitura. Sabem todos naquela escola que cultura se faz com trabalho, suor e respeito; e o mundo do livro requer doação, dedicação e divulgação entre as crianças, importantes geradores de um futuro melhor.
Parabéns, biblioteca Monteiro Lobato, que se torna maiúscula num município que adora bater palmas para os minúsculos usurpadores da cultura, pavões da própria mísera inteligência.
(Luiz Gadelha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário