Municípios e Estados vão ter que se superar para construir por dia 25 bibliotecas até 2020, apenas nos estabelecimentos de ensino fundamental, para poderem cumprir a lei sancionada no dia 25 de maio, que determina que toda a escola pública e privada deve ter uma biblioteca em no máximo dez anos. O diagnóstico foi feito pelo movimento Todos pela Educação em dados do Censo da Educação Básica de 2008.
"Essa dificuldade é decorrente da falta de visão do Brasil sobre a importância da biblioteca. No mundo todo as bibliotecas são doadas por mantenedores que têm uma alegria imensa de poder doar um acervo", diz Luis Norberto, do Comitê Gestor do Todos pela Educação.
Segundo a pesquisa, o país tem um déficit de 93 mil bibliotecas no ensino fundamental, sendo 89,7 mil de escolas públicas e 3,9 mil de estabelecimentos privados de ensino. Já na educação infantil, apenas 20% das escolas possuem acervo literário. A situação menos grave é do ensino médio, que precisará adotar a medida em apenas 3.471 colégios.
O estudo também chama a atenção para outro fator que pode dificultar o cumprimento da lei: faltarão profissionais qualificados para trabalhar nesses espaços. A legislação estabelece que as bibliotecas devem ser administradas por bibliotecários. Mas há apenas 21,6 mil profissionais habilitados, enquanto o país conta com aproximadamente 200 mil escolas de educação básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário