A Biblioteca Municipal Professora Leonor Leite Bastos de Souza, em Maricá, mais uma vez sofre com a violência governamental do descaso. Grafiteiros, aproveitando a falta de vigilância sujaram todo o anfiteatro, que faz parte do mesmo conjunto arquitetônico, e começam a pintar as paredes externas da biblioteca sem que a Secretaria de Cultura tome qualquer providência contra o vandalismo.
Desde a inauguração em 2005, na mesma área do antigo prédio demolido, quando foi relegada aos porões da arquibancada do anfiteatro, a biblioteca se tornou a vítma cultural preferida dos governos. Com menos de 100 m², abriga um acervo constantemente atingido pelas infiltrações e goteiras em época de chuva. Sem oferecer ao público condições adequadas e salutares, além de não ter um acervo atualizado, a instituição vem perdendo livros devido aos problemas com a umidade.
(O novo atentado contra a biblioteca foi denunciado também na edição de outubro de + Leitura e ainda em artigo publicado no portal Território Livre aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário