sexta-feira, outubro 29

Vão banir Lobato das escolas brasileiras

O livro "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato, o maior nome da literatura infanto-juvenil do Brasil, pode ser banido das escolas, apesar de se destacar no mundo lobatiano como um dos textos em que mais o escritor ridicularizou a burocracia, a corrupção e a inépcia do governo. Segundo parecer do Conselho Nacional de Educação, a obra, que desde 1933 incentiva a leitura entre a garotada, conteria conteúdo racista. Entre os trechos que "condenam" Lobato estaria a frase: "Não é à toa que os macacos se parecem tanto com os homens. Só dizem bobagens".
A denúncia partiu da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Educação Básica do CNE apesar do próprio Ministério da Educação ter distribuído o livro para os alunos do ensino fundamental. Até decisão final do ministério, "Caçadas de Pedrinho" só poderá ser adotada nas escolas quando os professores "tiverem a compreensão dos processos históricos que geram o racismo no Brasil". Mais informações aqui.
A triste notícia é divulgada no mesmo Dia Nacional do Livro em que são comemorados os 200 anos da Biblioteca Nacional, um das dez maiores do mundo, com 9 milhões de livros.

2 comentários:

  1. Notícia absurda ... aliás não é a notícia que é absurda, é o CNE que é um absurdo.

    Se isso for aprovado, em seguida vão banir Jose de Alencar, Machado de Assis, e todos os escritores "antigos", que fazem referencias a "negros" e "escravos" e "serviçais" porque tudo isso é racismo.

    ResponderExcluir
  2. É a República do Embranquiecimento! Em parte eu entendo o CNE. Vivemos em um mundo preconceituoso , a sociedade não esta preparada para tanta evolução , por isso obras como "caçadas de Pedrinho" ou até mesmo "sítio do picapau amarelo" deverão ser retirados nas salas de aula. Antigamente, o mundo era fechado , ignorante , mais atualmente em pleno séculos 21 , as pessoas esqueceram de evoluir , ai aberração como essa ocorre!

    ResponderExcluir