quarta-feira, dezembro 2

Casa de Clarice abandonada e sem patrocínio

Casa em que Clarice Lispector morou na infância fica ao redor
da praça Maciel Pinheiro (Foto: Katherine Coutinho / G1)
A infância da escritora ucraniana Clarice Lispector no Recife marca parte de sua obra. O amor da escritora pela cidade era tanto que ela costumava se definir como pernambucana. No entanto, a casa em que morou com a família, no bairro da Boa Vista, na região central da capital, se encontra atualmente fechada, com sinais de depredação. A Santa Casa de Misericórdia, dona do imóvel, alega falta de verbas e parceiros para a reforma.

Quem passa pela rua vê que parte do telhado caiu, o mato está crescendo pelas paredes e as portas estão lacradas com tijolos. O imóvel em que Clarice morou na infância fica na esquina da Rua do Aragão com a Travessa do Veras, ao redor da Praça Maciel Pinheiro, onde há uma estátua da escritora.

O sobrado pertence à Santa Casa do Recife há pelo menos cinquenta anos. De acordo com a superintendente de patrimônio da entidade, Rilane Dueire, o registro em cartório da casa é datado de 1913. Conseguir transformar o local em um centro cultural, como é a casa em que Manuel Bandeira morou na infância, na Rua da União, é um sonho da família da escritora e da Santa Casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário