Biblioteca que se preza não pode ser um mero amontoado de livros para criar mofo, abrigar poeira, e gerar míseros salários a seus servidores. Governos descomprometidos com a Cultura (maiúscula como deve ser) usam prédios em más condições, acervos estragados pela umidade, e funcionários desmotivados, para manter instituições que são mais penduricalhos de camelô, muitas vezes enfurnados e entregue a goteiras, do que biblioteca para trombetearem investimento em Cultura através de porta-vozes bem remunerados. Ainda bem que essa praga de governos demagógicos, cretinos, não se espalha pelo país. Há administrações sérias e dispostas a dar tratamento mais nobre e digno ao prédio e ao acervo. O cidadão merece condições melhores para praticar sua cidadania através da leitura e de uma biblioteca dinâmica, viva como o próprio ser humano que inventou esse objeto tão importante na civilização como o livro.
Trabalho assim está sendo feito pela Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba. Depois de montar o maior acervo digitalizado do Brasil para atender deficientes visuais, montar sua oficina de criação literária e retomar o “Um escritor na Biblioteca”, lançado nos anos 80, levando escritores para encontros mensais com o leitor, a BPP oferece mais uma oportunidade de se desenvolver a cidadania plena naquela capital. Saiu o jornal Cândido, título em homenagem à rua onde se localiza o prédio da instituição. São 32 páginas com reportagens sobre ações de leitura, ilustrações, caricaturas, inéditos de contos, trechos de romance, poemas e crônicas, entrevistas com escritores e ensaios. Nesta primeira edição, o poeta Paulo Leminski, que completaria este mês 87 anos, vira manchete e ganha textos de Ricardo Silvestrin, Toninho Vaz e Luiz Rebinski Júnior.
Merece os parabéns uma biblioteca que vivencia o livro, em todos seus formatos, implementa a Cultura e faz da leitura a propulsão para a cidadania. E aqui ficamos mais felizes por receber o belo presente que é esse exemplar n° 1 de Cândido.
Conheça o jornal da BPP aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário