A Câmara Brasileira do Livro disponibilizou no site do 2º Congresso Internacional CBL do Livro Digital o conteúdo de algumas das palestras do evento realizado na semana passada em São Paulo. Estão incluídas as palestras: “Comportamento do consumidor”, de Dominique Raccah; “Como competir com a cultura do gratuito”, de Sandra Reimão e Nicholas Serrano; “O novo papel das distribuidoras e livrarias no mundo do livro digital”, de Pieter Swinkels, Diego Vorobechik e Marcos Pereira; “Comunidades verticais desenvolvidas por editores: Um mundo de novas oportunidades”, de Joseph Craven; “Marketing para o livro digital”, de Marha Gabriel; “Estratégias para redes sociais”, de Gil Giardelli, Michele Fernandes Aranha e Michel Lent; “O novo papel do editor”, de Riccardo Cavallero; “DRM soluções de equilíbrio e prevenção”, de Carlos Viceconti e Patricia Peck; e “Mídias sociais e conteúdo: Como as redes sociais permitem novos modelos de negócios, conceitos e mercados”, de Sol Rosenberg.
Em sua coluna no Publishnews, Felipe Lindoso uma análise das palestras promovidas pela CBL no artigo “O que se ganha em um congresso?”. Lindoso finaliza o artigo advertindo sobre quem está ganhando a guerra. “O fato é que uma parte dos custos de “logística” dos e-books é transferido para os consumidores de conteúdo digital que pagam pelo acesso à Internet. Esse é um negócio específico das empresas de telecomunicação e dos provedores de acesso. Essas empresas pressionam todos os produtores de conteúdo para receber um fluxo constante de conteúdo barato ou gratuito. Por sua vez, esse conteúdo gera mais tráfego na rede e agrega receita a essas empresas. Na discussão do conteúdo gratuito não podemos nos esquecer de que, como não existe almoço grátis, estamos pagando pelo acesso e também, com nossas contribuições blogueiras, no Facebook e no Twitter, para proporcionar conteúdo gratuito para essas gigantes que inexoravelmente apresentam suas contas”.
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