quinta-feira, fevereiro 25

Minibibliotecas em pontos de ônibus em Piracaia

Projeto 'Piracaia na leitura' (Foto: Mirna Nóbrega/Divulgação)Minibibliotecas construídas em 'casinhas de madeira' e instaladas em pontos de ônibus em Piracaia (SP) têm tornado a espera pelos coletivos mais agradável e divertida em Piracaia, no interior de São Paulo. Atualmente, seis pontos de ônibus da cidade e a rodoviária, com uma sala de leitura, contam com o projeto 'Piracaia na Leitura'.

O projeto existe desde junho de 2014 e pretende estimular a leitura entre os moradores da cidade. Nos locais, os passageiros do transporte coletivo da cidade escolhem os livros enquanto esperam o ônibus e podem até levar as obras para casa. O empréstimo é gratuito e por tempo ilimitado.

A ideia das minibibliotecas foi do psicólogo Marco Maida e da socióloga Amanda Leal. Quando o casal mudou para a cidade, eles perceberam que os pontos de ônibus eram amplos e poderiam abrigar as minibibliotecas. Ambos são apaixonados pelo universo da leitura e viram na iniciativa uma oportunidade de compartilhar o gosto pelos livros com a população.

Para colocar em prática o modelo, eles levaram a ideia à prefeitura da cidade, que apoiou o projeto.

Além disso, para montar o acervo das bibliotecas, Marco e Amanda contaram com a ajuda de amigos para arrecadar os livros. Desde o início do projeto, foram arrecadados mais de 15 mil livros - de crônicas e poesias a livros de receita. Além dos sete espaços em funcionamento, outros dois estão em fase de acabamento.
(Fonte:G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário