Com a ajuda de uma lanterna, a menina lê e, em cada página, projeta-se para muito além daquele local, pois o conhecimento não tem fronteiras. Muzon é livre para pensar, defender ideias e ideais, pois a leitura lhe dá asas, e o pensamento voa! Ela não tem internet, celular, tablet ou computador, mas está conectada ao mundo por meio dos livros impressos, que durante séculos, como continua acontecendo, têm sido a grande mídia de acesso ao conhecimento científico e disseminação da cultura.
A jovem refugiada síria é a testemunha maior da inutilidade e improcedência de outra guerra, muito menos cruel no aspecto humanitário, mas contraproducente e inoportuna para a civilização: o combate à comunicação impressa, por segmentos cada vez mais minoritários, sob o falso pretexto da preservação ambiental. A indústria gráfica já demonstrou mundialmente que a sua cadeia produtiva é sustentável, em especial no Brasil, onde o papel de imprimir provém integralmente de floretas plantadas, que, em seu crescimento, ainda sequestram grande volume de carbono na atmosfera.
Não se destroem matas nativas para produzir papel. O desmatamento ilegal em nosso país tem outras origens e destinos, sabidamente muito dissociados da matéria prima utilizada para a produção de livros, jornais, revistas, cadernos, embalagens e outros produtos fundamentais para a sociedade. O impresso é ambientalmente correto e economicamente viável. Além disso, resiste ao tempo, aos ditadores, às guerras e até às crises econômicas do Brasil, onde a indústria gráfica, apesar de tudo, segue seu curso no contexto da economia. Ainda há exemplares em ótimo estado da Bíblia de Gutenberg, primeira obra impressa com os tipos móveis inventados por esse genial alemão, há 565 anos.
Não há rivalidade ou canibalismo entre as mídias. O mais importante é democratizar o acesso à informação e à cultura. Nesse sentido, a comunicação impressa continuará cumprindo missão relevante, como demonstram os livros e o caderno da menina Muzon, produtos gráficos que venceram uma guerra para cumprir sua missão de informar, comunicar e disseminar conhecimento.
Sidney Anversa Victor, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica-SP.
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