Quando o país se ver inflacionado por tanto projeto clientelista de apoio à divulgação da leitura e do livro, dá gosto ver que quando população e governo se unem o problema é resolvido com soluções “antigas” como instalação de biblioteca, promoção de feira de livros, com distribuição de vale-livro de R$ 15 aos estudantes municipais, e até leitura entre os funcionários por meia hora diariamente.
A relação com os livros em Morro Reuter, município gaúcho de apenas 5.599 habitantes, segundo dados de 2007, e a 60 Km de Porto Alegre, se tornou tão grande que até o marco e o selo da cidade são livros. O Obelisco dos Livros, criado em 2005 pelo artista plástico Gustavo Nakle, com 11 metros de altura representando uma pilha de 72 volumes, foi erguido em frente à Prefeitura.
A cidade ocupa o segundo lugar nacional no Ranking Brasileiro de Alfabetização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com 98,4% de alfabetizados.
Olá:
ResponderExcluirInteressante o blog!
O descobri ao procurar pelo 'Obelisco do Morro Reuter'... que considero um monumento ÚNICO, e BEM BACANA.
Por acso, eu poderia usar SÓ ESTA IMAGEM para fazer alguns trabalhos artesanais? Prometo que, caso faça algum: envio uma foto de tal!
E também sou do Rio, embora resida na capital gaúcha desde 95.
Ah, e valeu pelo "Trabalho com Livros": livros ainda são CULTURA/INFORMAÇÃO/CONHECIMENTOS (apesar da tecnologia existente!)...
Abraço,
Rodrigo Rosa
roh_artes@yahoo.com.br
http://rodrigo-arte.blogspot.com/
fora baal...o dia d vai chegar e vamos te pegar na curva.
ResponderExcluirass: gerreiros de Judá