A carioca Marta Barcellos e a paulista Sheyla Smanioto Macedo são as vencedoras da edição 2015 do Prêmio Sesc de Literatura, nas categorias Conto e Romance, com os livros “Antes que seque” e “Desesterro”, respectivamente. Nesta edição, o concurso teve recorde de inscrições, com 1.966 trabalhos, sendo um terço do público feminino.
Além de jornalista, Marta Barcellos, 49 anos, é mestre em literatura pela PUC-Rio. Trabalhou durante 18 anos nos principais jornais do país, como O Globo, Gazeta Mercantil e Valor Econômico. Atualmente, é colunista da revista Capital Aberto e do site Digestivo Cultural. O livro “Antes que seque” fala sobre a vida contemporânea, com seus contrastes e padrões de consumo.
Com a carreira focada na arte da escrita, Sheyla Smanioto Macedo, 25 anos, é graduada em Estudos Literários e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp. Atualmente dedica-se ao livro de contos Selfie service, desenvolvido no contexto do projeto “Monólogos para dois”, selecionado pelo Proac – Criação Literária 2014. A obra “Desesterro” é um romance sobre metamorfoses, histórias de vida, sonhos e fotografias imaginadas.
As ganhadoras receberão o prêmio em cerimônia na Academia Brasileira de Letras, em novembro. Os trabalhos vencedores serão publicados e distribuídos pela Record.
Nenhum comentário:
Postar um comentário