sexta-feira, setembro 23

Perguntas

Num tempo em que muitos dos escaparates de algumas Livrarias e das grandes superfícies comerciais exibem os livros escalonados pela quantidade de exemplares vendidos, os célebres top 10 ou top 20, interrogamo-nos, com excessiva estranheza, por que não figuram outros autores e outros livros. Os escritores, que admiramos, estão expostos em estantes mais discretas. Obrigamo-nos a procurá-los num lugar mais recôndito da Livraria.

Por que razão se destacam os livros por esse critério? Será que ser conhecido socialmente dá notoriedade e grandeza a uma escrita? Terá a máquina publicitária a capacidade de transformar um informe registo escrito num best seller? 

Há um leque de livros cujos autores são figuras dos Media, desportistas, videntes, figuras do denominado jet set, etc. Os livros que produzem apostam na exposição mediática dos seus autores. Que tipo de serviço prestam as Editoras publicando estes livros? Servirão a Cultura? Defenderão a Literatura ou olharão apenas para os próprios interesses comerciais tendo como finalidade primeira o aspecto económico, o lucro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário