sexta-feira, setembro 25

Bibliotecas sobre rodas


Projeto transforma táxis da Capital em bibliotecas sobre rodas Arte de Edu/Agência RBS
Porto Alegre ganhou 3 mil novas bibliotecas nesta semana. São de dimensões modestas, incapazes de acomodar mais do que três ou quatro livros, mas têm muitas qualidades: são móveis, não exigem cadastro nem data de devolução de empréstimos e ainda podem levar o leitor a qualquer ponto da cidade. O projeto Bibliotáxi Poa transforma táxis da Capital em pontos de entrega e coleta de livros.
No Bibliotáxi, cada taxista cadastrado no projeto receberá uma bolsa com livros, que deverá ser suspensa na parte de trás do banco do caroneiro, possibilitando que os passageiros manuseiem os volumes ali guardados. Quem quiser continuar sua leitura em casa poderá ficar com o livro, com a sugestão de devolvê-lo depois da leitura em outro táxi cadastrado.

Criado em São Paulo pelo instituto Mobilidade Verde, em parceria com o Catraca Livre, o Bibliotáxi ganha adeptos em outras regiões do país desde 2011, já tendo também circulado anteriormente em Porto Alegre. Até agora, as tentativas de emplacar o projeto na Capital acabavam esmorecendo com a dificuldade em repor os livros que não eram devolvidos pelos usuários. Agora, no entanto, a empresa Easy Taxi se responsabilizará por abastecer os táxis ao longo do primeiro ano do projeto, a partir de doações próprias, do Banco de Livros e da Secretaria Municipal da Cultura (SMC): serão pelo menos 20 mil livros distribuídos ao longo dos próximos 12 meses.

– É a primeira vez que o Bibliotáxi se torna uma política pública oficial de incentivo à leitura – comenta Renata Borges, coordenadora do Conselho Municipal do Livro e da Leitura. – Iniciativas como essa esbarram na dificuldade de manutenção. Por isso, buscamos parceiros que pudessem dar continuidade à ação ao longo dos meses.

Leia mais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário