quinta-feira, setembro 24

Efeitos da leitura

flataffect:

Felix Nussbaum, Potrait of a Man with a Withered Leaf, 1941 
Felix Nussbaum,
Quando leio um livro tenho a impressão de lê-lo somente com os olhos, mas de vez em quando deparo com trecho, talvez apenas uma frase, que tem uma significação para mim, e ele torna-se parte de mim; tirei do livro tudo o que me é de alguma utilidade, e não posso extrair mais, ainda que o releia uma dúzia de vezes.
Veja, parece-me que cada um de nós se assemelha a um botão de flor fechado, e a maior parte do que lê e faz não faz efeito nenhum; mas há certas coisas que têm uma significação particular para a gente, e elas abrem uma pétala; e as pétalas abrem uma por uma, e no final a flor está aí
William Somerset Maugham (1874 - 1965)

Nenhum comentário:

Postar um comentário