segunda-feira, setembro 21

Cântico das árvores

Quem planta uma árvore enriquece
A terra, mãe piedosa e boa:
E a terra aos homens agradece,
A mãe os filhos abençoa.

A árvore, alçando o colo, cheio
De seiva forte e de esplendor
Deixa cair do verde seio,
A flor e o fruto, a sombra e o amor.

Crescei, crescei na grande festa
Da luz, de aroma e da bondade,
Árvores, glória da floresta!
Árvores vida da cidade!

Crescei, crescei sobre os caminhos,
Árvores belas, maternais,
Dando morada aos passarinhos,
Dando alimento aos animais!

Outros verão os vossos pomos:
Se hoje sois fracas e crianças,
Nós, esperanças também somos
Plantamos outras esperanças!

Para o futuro trabalhamos:
Pois, no porvir, novos irmãos,
Hão de cantar sob estes ramos,
E bendizer as nossas mãos!
Olavo Bilac

7 comentários:

  1. Cresci cantando esse hino na escola. Ficou para sempre na minha cabeça, amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem! Até hoje canto essa música. A gente cantava com a Alma.

      Excluir
  2. Eu tbm nao se faz mas escola como antigamente ainda cantava. Muito com meus alunos

    ResponderExcluir
  3. Hino com o qual encerravamos a peça Lição das Árvores na Escola Classe 2,uma das unidades do Centro Educacional Carneiro Ribeiro,ESCOLA PARQUE, no dia do aniversário de sua fundação, 21 de setembro.
    Quantas lembranças saudosas.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, viajei no tempo aqui!!! Lembrei da minha infância, creio que segunda ou terceira série primária, no Grupo Escolar Urbano Santos. Saudades...

    ResponderExcluir
  5. No dia 21 de setembro saíamos de nossos colégios ,cada turma levava uma muda de árvore , íamos as praças públicas e lá era plantada uma árvore , e durante o plantio cantávamos essa música , hoje a grande maioria delas são as que nos dão sombra aqui no meu município , e muitas vezes a sombra de algumas delas conversando com um amigo do tempo do colégio lembramos que fomos nós que a plantamos .

    ResponderExcluir