terça-feira, setembro 8

Brasil é 27° em leitura

Em maio deste ano, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) surpreendeu ao admitir que os livros de colorir estavam salvando o mercado editorial brasileiro - até então, haviam movimentado R$ 25,18 milhões.

Agora, uma possível explicação para isso chegou de Londres: de acordo com o NOP World Culture Score Index, um estudo realizado pela agência NOP World para medir “hábitos de mídia” em 30 países, oBrasil se classificou na 27ª posição no ranking de leitura, à frente apenas de Tawian, Japão e Coréia.

REaders round the world/NOP World (divulgação).

A pesquisa mostrou que o brasileiro dedica, em média, apenas 5 horas e doze minutos por semana para a leitura de livros.

Ao que parece, a preferência nacional é mesmo ver televisão (18 horas e quinze minutos) - neste quesito nos classificamos na oitava posição - e ouvir rádio (17 horas semanais).

Também surpreende o apetite do brasileiro para a internet: por aqui se gasta em média 10 horas e trinta minutos semanais navegando com fins não profissionais, o que nos coloca na nona posição do ranking.

Entre os trinta países, destacam-se na América do Sul a Venezuela (14ª no ranking) e a Argentina (18ª), com 6 horas e vinte e quatro minutos e 5 horas e cinquenta minutos de leitura semanal, respectivamente.
Leia mais

Nas duas posições imediatas à frente do Brasil encontram-se o Reino Unido e oMéxico. Os súditos da rainha Elizabeth II reservam semanalmente 5 horas e dezoito minutos para a literatura; os hispanohablantes mais desenvolvidos das Américas, 5 horas e trinta minutos.

Acrescente na sua lista de conhecimentos o fato de os indianos serem os que mais dedicam horas semanais para a leitura de livros, de acordo a NOP World.

O tempo médio semanal de leitura na Índia é 1 hora e trinta minutos maior do que a segunda colocada do ranking, a Tailândia. Os indianos utilizam 10 horas e quarenta e dois minutos de seu tempo semanal para a leitura de livros; os tailandeses, 9 horas e vinte e quatro minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário