Poesia, literatura de cordel, obras de grandes autores brasileiros e até enciclopédias fazem parte do "recheio" de uma geladeira instalada na área de lazer da Rua do Porto, em Piracicaba (SP). A iniciativa, idealizada por integrantes da Casa do Hip Hop do município, consiste na criação de uma biblioteca cultural, onde as pessoas que passam pelo parque para fazer atividades físicas possam abrir a geladeira e pegar os livros, que estão disponíveis para leituras no local, empréstimos ou trocas, tudo gratuitamente.
A ideia principal era montar bibliotecas itinerantes em caixas de feira, mas o grupo recebeu a doação de uma geladeira e decidiu transformar o eletrodomésticos em estantes de livros. O objeto foi customizado por crianças em uma oficina de grafite dentro da Casa do Hip Hop. “É só chegar e pegar”, disse o coordenador-geral da organização, Ubirajara Sabino, de 38 anos.
De acordo com Sabino, o objetivo principal da "geladeiroteca" é que as bibliotecas invadam os espaços públicos da cidade. O coordenador do grupo acredita que as estantes ficam fechadas na maior parte do tempo e os interessados muitas vezes não tem a oportunidade de emprestar livros.
“Por isso que escolhemos a área de lazer, lá além de ser uma área livre, tem um grande fluxo de pessoas e fica aberta à população. A ideia surgiu durante um fórum de discussão”, afirmou.
Em um mês de funcionamento, mais de 100 livros já foram levados da biblioteca.
Depois da instalação da Biblioteca Cultural, a Casa do Hip Hop já recebeu doações de mais três geladeiras usadas, que serão customizadas pelas crianças novamente. Depois que virarem bibliotecas, elas serão distribuídas nos bairros Nova América, Novo Horizonte e Bosque dos Lenheiros.
(Fonte: G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário