A boa: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de cidades com bibliotecas subiu de 76,3% para 97,1% entre 1999 e 2014. Dos 5.570 municípios, apenas 112 ainda não possuem espaço público de leitura.
A má notícia: o Brasil possui uma biblioteca púbica para cada 30 mil habitantes, em média. Nos Estados Unidos, a proporção é de 1 para 19 mil. Na República Tcheca, que tem o melhor índice do mundo, a proporção é de 1 para cada 1.970 habitantes.
Ao todo, o Brasil tem 7.166 bibliotecas cadastradas no Sistema Nacional de Bibliotecas do Ministério da Cultura.
Na média, cada pessoa lê 4,96 livros por ano. Segundo o Índice de Cultura Mundial, o Brasil ocupa apenas a 27ª posição em um ranking liderado pela Índia, onde as pessoas leem, em média, 10h40min por semana, o dobro do praticado no Brasil. Os indianos são seguidos por Tailândia, China, Filipinas, República Tcheca e França. Venezuela (14º lugar), Argentina (18º) e México (25º) estão à frente do Brasil.
O brasileiro lê pouco porque tem poucas bibliotecas à disposição? Ou a relação de causa e efeito é inversa?
Na opinião de Galeno Amorim, presidente da Fundação do Observatório do Livro e da Leitura, o número de bibliotecas no Brasil é muito abaixo do ideal para formar um país de leitores. Mas o maior problema é a percepção de que elas não são itens importantes no cotidiano.
“A grande maioria da população sabe onde encontrar uma biblioteca. Só não vai. Mesmo porque permanece em sua cabeça que a biblioteca é um lugar para pesquisar e estudar e, se não está mais na escola, para que deveria ir lá? É um terrível equívoco, porém é uma dessas crenças dominantes”, pontua Galeno.
Para a professora da Universidade Federal do Paraná Elisa Dalla-Bona, é preciso olhar além dos números.
“A questão das bibliotecas tem tudo a ver com o trabalho que a escola faz com as crianças. É lá que o problema começa. É um trabalho mecânico, em que as crianças são empurradas para dentro das bibliotecas, têm que fazer silêncio, não podem mexer nos livros das prateleiras, não há prazer nenhum em ler”, afirma.
O Brasil ainda busca aumentar o número de bibliotecas no momento em que países desenvolvidos passam a dar menos importância para o agrupamento de livros fisicamente no mesmo espaço.
Com a popularização do acesso à rede e a grande difusão de conteúdo e informação, a tendência é a redução da leitura de livros físicos e de frequência nas bibliotecas tradicionais. Mas esta não é uma má notícia: a digitalização pode contribuir para democratizar o acesso ao conhecimento. No estado do Texas, nos Estados Unidos, foi fundada em 2014 a Bibliotech, primeira biblioteca pública sem livros impressos do país. São 30 mil obras em formato digital.
No Brasil, um exemplo é a Árvore de Livros, plataforma privada de leitura digital de e-books, disponível para alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas parceiras e até mesmo para empresas, promovendo até campeonatos de leitura com premiação para os usuários e instituições que atingirem os melhores índices de leitura.
“Na internet, jovens e adultos acessam conteúdos bons e ruins, mas se bem orientados, podem ler livros riquíssimos, de qualquer lugar e no ritmo que considerarem melhor. Porém, se não tiveram uma boa formação para leitura na infância, se não aprenderam a ler por prazer, irão ler superficialmente na Internet e buscar bobagens”, reforça a Doutora em Educação e professora da Universidade de São Paulo (USP), Maria Ângela Borges Salvadori.
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