Um inédito conto inacabado do cultuado autor de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit", JRR Tolkien, foi lançado na Grã-Bretanha nesta quinta-feira e revela que o escritor também se inspirou na Finlândia para criar o seu universo fantástico.
"The Story of Kullervo" ("A história de Kullervo") narra a trajetória sombria de um menino órfão que é escravizado e acaba se suicidando depois de descobrir que, sem querer, cometeu incesto nas florestas de Karelia, na Finlândia.
Tolkien descobriu a lenda de Kullervo ainda menino, quando frequentava uma escola em Birmingham, na região central da Inglaterra.
O próprio escritor ficou órfão depois de perder o pai ainda pequeno e a mãe aos 12 anos de idade.
Pouco antes de concluir a escola secundária, ele leu a obra mitológica finlandesa Kalevala, que entre outras tramas traz a de Kullervo.
"Ele foi muito influenciado por toda aquela mitologia", disse à BBC a acadêmica Verlyn Flieger, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, que editou o manuscrito de A História de Kullervo. "Em cartas, ele se mostrava entusiasmado com esta 'história muito boa'."
Ele começou a escrever a sua própria versão do mito finlandês ao entrar na universidade, em Oxford, no ano seguinte. Curiosamente, após trabalhar nela por alguns meses, a deixou de lado.O manuscrito de cerca de 26 páginas termina com uma frase inacabada.
"Ele tinha acabado de chegar ao clímax, à cena mais dramática, e ali parou. Não há sequer um ponto final ou qualquer tipo de continuação. Só as palavras 'a sua pressa era tão terrível'", conta Flieger. "Não sabemos por que ele não o concluiu."
Assim, inacabado, o manuscrito passou quase meio século praticamente esquecido em uma estante da biblioteca Bodleian, de Oxford.
Leia mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário