segunda-feira, abril 27

'Estagnação' de leitores em Portugal


O diretor-geral do Livro, das Bibliotecas e Arquivos, José Manuel Cortês, recomendou a realização de um estudo dos não-leitores das bibliotecas públicas, pelo fato de estas registarem uma "estagnação de frequentadores" durante o colóquio "O lugar da Cultura -- Modelos e Desafios", no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Segundo Cortês, que citou dados de 2013, cerca de 14% da população de cada um dos concelhos está inscrita numa biblioteca pública e, do total de inscritos, apenas 4,7% são frequentadores.

Temos de apostar na leitura, que é uma forma essencial de fazer chegar a cultura às pessoas, e é uma forma essencial de construção da democracia. As bibliotecas públicas são lugares da democracia
Cortês sublinhou que estes números "estão longe do que é aceitável para uma rede" da envergadura da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) que, no continente, integra, atualmente, 204 bibliotecas municipais., mas dispõe de menos de um livro por habitante, abaixo da média fixada pela Unesco, que é de dois a três livros por habitante.(Fonte: Agência Lusa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário