segunda-feira, janeiro 27

Frases, nada mais

Era um poeta tão velho que a neve dos seus cabelos tinha já derretido.

***

Dizer que entre os gatos e os sofás há uma espécie de fetiche é quase uma imposição estatística.

***

Mãe, o gato me arranhou, queixa-se a menina, mostrando o dedo ferido pelo bibelô estilhaçado.

***

Não acredito, rapaz. Me disseram que Sócrates tomava cicuta sem gás.

***

A literatura consiste, no fundo, em juntar palavras com certa lógica. Esse é que é o problema.

***

Quando a carne não se mostra suficientemente fraca, sempre lhe damos uma ajudazinha.

***

Sou um poeta com espírito de vereador. Presto contas quase diárias dos meus atos poéticos, na presunção de que tenho leitores.

***

Vanguardista é quem em qualquer tempo precisa estar sempre à frente do seu tempo.

***

Sonhei que estava num bonde. Admirava a paisagem, as mulheres com suas saias, os homens com seus chapéus. Da calçada gritaram: bom dia, poeta. Alguém do bonde respondeu: bom dia. Era Mário de Andrade.

***

Após tanto Nobel falho, sem contar os Jabutis, coloco os pingos nos is: sei hoje quanto não valho.

***

Ora, desdenhareis, mais um soneto? E eu vos responderei que não. São só dois quartetos e dois tercetos.

***

Um minuto antes de desabarem as torres, ouviram-se vozes: eram os três tenores.

***

Hora de romper os grilhões. Fazer sonetos nunca mais. Já não bastam os de Camões e os de Vinícius de Moraes?

***

Ver a condessa mordiscando biscoitos talvez fosse suportável, se ela recolhesse as migalhas com uma língua menos minuciosa e se nos seus olhos não houvesse aquela chama que induzia a todos os pecados.

***

Sou lerdo, confesso. Só agora, aos oitenta, me afeta a crise dos setenta.

***

Quando no terceto final ele se ajoelhou e pediu piedade, os críticos se condoeram: era um soneto de meia-idade.
Raul Drewnick

Nenhum comentário:

Postar um comentário