quarta-feira, agosto 14

Na livraria...

Aconteceu nesta cidade do Porto, em princípios dos anos 40. Na montra de uma livraria da Rua 31 de Janeiro (então Rua de Santo Antônio), que já não existe, estava exposto um livro em língua francesa cujo conteúdo era um libelo contra o regime nazi e o seu líder. O título bem o evidenciava. Uma senhora alemã, ao vê-lo ali, precipitou-se para dentro da livraria, dirigiu-se ao gerente e, apontando de braço esticado para o livro, exclamou em tom de comando:

- Tire aquele livro da monta. E já!

O gerente não perdeu a calma:

- Mas por que razão hei-de tirar o livro da montra, minha senhora?

- Porque é uma difamação contra o meu Führer!

- Minha senhora, eu não tenho nada com isso. O livro é do agrado da minha clientela.

- Recusa-se, portanto, a tirá-lo da montra?

- Realmente, minha senhora.

- Então espere! Quando o meu Führer tomar conta deste país - e isso não há-de demorar - ele há-de vir aqui para o tirar, pessoalmente. Disso pode estar certo!

E com estas palavras saiu batendo furiosamente com a porta.

Ilse Losa, "À flor do tempo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário