segunda-feira, outubro 7

Deus, Adão e Eva

No primeiro minuto da primeira palestra das seis que prometera dar, Deus, quando começou a falar do plano geral do ciclo, foi interrompido por um estudante de olhos viciosos: “Não é melhor o Senhor ir direto para Adão e Eva?”

***

No fim da palestra, curvando-se para agradecer os aplausos, Deus mostrou conhecer melhor do que ninguém suas criaturas. Com um sorriso, convidou: Agora,, espaço aberto para os comentários e para as críticas.”

***

Meu patrimônio é a tristeza. Não tenho grades nem alarmes em casa.

***

Ela gostava de desencaminhar meninos loirinhos. Nas fotos daquele tempo, vejo que eu era bem o tipo, mas ela jamais me notou, nem nunca me levou para a cama em que sufocava de beijos as jovens vítimas, antes de devorá-las.

***

Era uma dessas mulheres diante das quais toda erudição se envergonha por não conseguir nomear com exatidão a beleza do ombro, que exigia definição mesmo quando circunstancialmente coberto por uma toalha de banho.

***

Tão seguro parecia o morto que não parecia ser aquela sua primeira vez.

***

Sonhou que com Borges tomava um ônibus para Estocolmo na Barão de Paranapiacaba.

***

Dizer que escrevo com toda a honestidade não melhora um parágrafo meu. Mas como me faz bem dizer.

***

Um gramático está sempre pronto para corrigir tudo que dizes, meu caro apedeuta, estejas tu na Lapa ou estejas tu nas Perdizes.

***

Um gato iraniano é um gato persa, e vice-versa.

***

Hoje na rua com sua roupa nova vi o rei. Ele me olhou, eu corei.

***

Você acredita ter um pacto com a poesia, assim como eu acreditei um dia.

***

Havemos de manter algum lirismo, ainda que para consumo exclusivamente próprio.

***

Morreria venturosamente pela poesia, se já não estivesse comprometido com o amor.

***

O poeta velho esqueceu-se da definição de rosa.

***

Um haicai ou vem sozinho ou chega no bico de um passarinho.

***

Continuo aqui, onde me ignoraram. Todos os dias, já, e todas as caravanas passaram.
Raul Drewnick

Nenhum comentário:

Postar um comentário