segunda-feira, dezembro 20

Vinicius por Maria Lucia Rangel

Lucia Rangel brindou os brasileiros com um generoso presente de Natal: um retrato de Vinicius de Moraes em 150 frases com suas respectivas fontes. Um refrigério para os assuntos chatos, repetitivos e trágico. Em respeito à pausa gregoriana – Natal e Réveillon – resolvi pegar leve: compartilhar com o leitor o regalo natalino.

Conselho da autora: “Curtam. E aprendam. Pois, além de ser sincero e moleque, Vinicius foi um sábio”. E, digo eu, quem não gosta/adora Vinicius bom sujeito não é.

Consagrada jornalista e escritora, Lucia Rangel oferece um generoso presente de Natal aos brasileiros: "Vinicius por Vinicius – um retrato em 150 frases", Companhia das Letras – São Paulo – 2021.

Um refrigério. Não falta assunto, chato, repetitivo e trágico. Em respeito à pausa gregoriana – Natal e Réveillon – resolvi pegar leve: compartilhar com o leitor o regalo natalino. Quem não gosta/adora Vinicius, bom sujeito não é.

A nossa quase aposentada Academia Pernambucana Da Boemia tinha Noel, Antonio Maria, Vinicius e Maisa como patronos. Na entronização dos patronos o ritual era o seguinte: 45 minutos de abstinência alcoólica; palestra sobre a biografia do novo “Boêmico”; depois, entornar. Fui sorteado para falar sobre Vinicius. Ponderei: – Pô, não tenho conhecimento literário/musical para saudar um cara genial.

– Você se vire! ordenou um amável ex-trotskista. A salvação foi a fascinante biografia de José Castello, O Poeta da Paixão. Expus roteiro bem-humorado da trilha matrimonial dos nove casamentos e das frases imortalizadas pelo senso de humor/amor do poeta.

Com autoridade de pesquisadora, Lucia Rangel oferece uma saborosa coletânea e aconselha: “Curtam. E aprendam. Pois, além de ser sincero e moleque Vinicius foi um sábio”.

Seleção por minha conta e risco.

“Eu sou um labirinto em busca de uma saída”. “Eu acho que sou um desses gatos boêmios e noturnos que ficam passeando pelos telhados das casas”. “O lirismo, para mim, faz parte do ar que respiro. Mas tem que ser real”. “O amor horizontal é melhor e não faz mal […] Beijos de amor constantes. As bocas mais beijadas são mais lubrificadas”. “Há uma grande crise de orgasmo na atualidade, uma grande deficiência orgástica no mundo”. “A mulher é um ser indispensável. Não posso viver sem mulher […]. “Difícil é separar. Casar é facílimo”. “O material do poeta é a vida com tudo o que ele tem de sórdido e sublime”. Liberdade é poder cagar de portas abertas”. “Nunca vi boa amizade nascer em leiteria”. “Pixinguinha é o melhor homem do mundo”. “Eu sou o branco mais preto do Brasil”. “Eu sou o Vinicius de todos os vícios”. “O uísque é o melhor amigo do homem. O cachorro é o uísque engarrafado”. “O defeito de São Paulo é que a gente anda, anda, e não chega em Ipanema”. “O carioca é um sujeito que por princípio acorda tarde e chateado”. “Eu sabia que seu peito ia explodir um dia, meu (Antonio) Maria, pois, por mais forte e largo que fosse, a morte era o seu guia”. “Creio mais na vida do que na arte. Para mim é muito mais importante viver plenamente do que ser artista mesmo um Shakespeare”. Banho de banheira, morno, é para mim uma volta ao útero materno”. “Fui salvo pela mulher”.

Gustavo Krause

Nenhum comentário:

Postar um comentário