Elliot e o livreto com obra de Doyle |
O livro faz parte de uma coleção de caridade para reconstruir uma ponteWalter Elliot, carpinteiro aposentado de 80 anos, residente em Selkirk, no Sudeste da Escócia, encontrou uma raridade ao limpar o sótão. Em uma pilha de livros, com páginas presas por um barbante, encontrou uma velha coleção de histórias intitulado Book o’ the brig, livreto de 1904 que os moradores editaram a fim de levantar dinheiro para substituir a ponte sobre o rio Ettrick, que uma inundação tinha destruído em 1902.
"É uma encantadora pequena história. Eu não tenho idéia de quantas foram feitas ou quantos foram vendidos, mas eu já tinha o livro por meio século. Eu me lembro de ter comprado", disse Elliot.
Em suas 48 páginas, estava publicada uma história perdida de Sherlock Holmes, escrito por Arthur Conan Doyle. Um conto de 1.300 palavras, desaparecido por mais de cem anos, intitulado Descobrindo os municípios da fronteira e, por inferência, o bazar de brigadeiro.
Conan Doyle era já um famoso escritor já havia publicado dois anos antes . O Cão dos Baskervilles, mas publicou a história numa colaboração ao livro dos escritores vizinhos amadores para colaborar com a boa causa. Inclusive sua presença no último dia do bazar para arrecadar fundos para a ponte é anunciada na última página.
"Normalmente, as pessoas costumavam jogar esses livros ou se livrou deles. Mas isso tem sido com a minha família o tempo todo", segundo o carpinteiro aposentado que colocou o documento em exposição no Museu comunitário de Selkirk.
Nenhum comentário:
Postar um comentário