Os dados do Terceiro Estudo Regional Comparativo e
Explicativo (Terce), divulgados na última semana pela Unesco, mostram que mais
da metade dos alunos brasileiros do 4º ano do ensino fundamental não dominam
habilidades de leitura e matemática.
De acordo com o estudo, 64,26% dos alunos brasileiros não
alcançaram o desempenho bom ou ótimo na avaliação em leitura. Desses, 2,60%
tiveram resultados muito ruins, 17,19%, ruins e 44,47% ficaram no nível
regular. No nível de excelência, 31,21% foram bem na avaliação e só 4,53%
atingiram as maiores notas da avaliação.
No 7º ano do ensino fundamental, os resultados foram
melhores do que no 4º ano. Nessa etapa, a maioria dos alunos brasileiros teve
um desempenho considerado bom ou ótimo. Nessa faixa estão 51,7% dos estudantes
que fizeram a prova de matemática e 53,05% dos avaliados em leitura.
O Terce avaliou 134 mil estudantes de mais de 3.200 escolas
da América Latina e Caribe. Participaram da avaliação 15 países da região
(Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras,
México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai) e o
Estado mexicano de Nuevo León.
Nenhum comentário:
Postar um comentário