terça-feira, setembro 17

Sobre o que é a esperança

A esperança é bela, mas me incomoda bastante seu apego às exclamações, interjeições, clamores, imprecações. A esperança parece um megafone anunciando melancias de Bauru: as melhores, as mais doces, as mais macias, as mais gostosas. A esperança é uma ode com presunções de canto épico. Como é melhor a desesperança, queixando-se baixinho, quase pedindo desculpas por existir, pontilhando com reticências as frases, entre um soluço e outro… A desesperança é uma elegia e, se for uma desesperança de amor, ela tem uma suavidade feita de rouxinóis e violinos. A esperança retumba como um coração. A desesperança sussurra como a alma.

***

Te esperei naquela tarde como um crente espera o milagre e o mendigo espera o pão. O sol se excedia em sua majestade e jovens casais de mãos dadas gorjeavam no parque como se a qualquer momento pudessem voar se os incitasse a vontade. Eu não tinha esperança nenhuma, diga-se logo, mas confiava em certa loucura, aquela que mistura destino e fatalidade, uma loucura que só os devastados pelo amor conhecem e que nenhuma esperança jamais suplantará. Eu não tinha por que esperar mas esperei e continuei esperando mesmo depois que uma chuva fria e cruel urinou sobre mim toda sua zombaria. Fiquei te esperando porque esperar, mesmo sem esperança, é a sina e a virtude de todos os enamorados. Se tivesses aparecido, a tarde naturalmente se reabriria inteira ao sol e os jovens casais voltariam. Mas se tivesses aparecido eu não te sentiria tão presente como te senti pungentemente no instante em que, já noite, juntei minhas lágrimas à chuva e, olhando ainda para todos os lados (devia ter olhado também para o alto, minha estrela), me pus a ziguezaguear como um cão sem dono, sem faro e sem norte.

***

Que as lembranças do amor sejam amenas e belas e continuemos a vê-lo como imaginávamos que ele fosse, não como ele era. Que possamos ver, ainda, no seu sorriso recordado, aquilo que nos encantou e que era fruto de nossa esperança e vontade, tolas como sempre são a esperança e a vontade de quem vê no amor aquilo que quer ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário