O
Metrô de São Paulo se recusou a veicular um anúncio do livro Mascarados - A verdadeira história
dos adeptos da tática black bloc, da Geração Editorial, nas suas
composições. A companhia considerou que o layout da peça publicitária não se
enquadra em seu regulamento de publicidade. A editora classificou o episódio
como “censura” e informou que seu departamento jurídico da editora analisa se
tomará alguma medida.
A peça preparada pela editora mostrava, além da capa do
livro, fotografias tiradas durante as manifestações de junho de 2013 — entre
elas, imagens de policiais atirando e um manifestante pulando sobre um carro
capotado.
Segundo o Metrô, o veto levou em conta seu regulamento para Exploração
de Mídias em Áreas e Equipamentos de Propriedade da Companhia. Por se tratar de
uma relação comercial, a recusa é permitida. Em nota, a editora disse que a
peça “não foi autorizada pois poderia incitar a violência”.
O jornalista
Willian Novaes, um dos autores do livro, disse que ficou indignado com a recusa
do Metrô. Segundo ele, não há motivos para acreditar que a peça seria uma forma
de incitar a violência entre os passageiros.
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