quinta-feira, novembro 27

Censura?



O Metrô de São Paulo se recusou a veicular um anúncio do livro Mascarados - A verdadeira história dos adeptos da tática black bloc, da Geração Editorial, nas suas composições. A companhia considerou que o layout da peça publicitária não se enquadra em seu regulamento de publicidade. A editora classificou o episódio como “censura” e informou que seu departamento jurídico da editora analisa se tomará alguma medida. 
A peça preparada pela editora mostrava, além da capa do livro, fotografias tiradas durante as manifestações de junho de 2013 — entre elas, imagens de policiais atirando e um manifestante pulando sobre um carro capotado. 
Segundo o Metrô, o veto levou em conta seu regulamento para Exploração de Mídias em Áreas e Equipamentos de Propriedade da Companhia. Por se tratar de uma relação comercial, a recusa é permitida. Em nota, a editora disse que a peça “não foi autorizada pois poderia incitar a violência”.
O jornalista Willian Novaes, um dos autores do livro, disse que ficou indignado com a recusa do Metrô. Segundo ele, não há motivos para acreditar que a peça seria uma forma de incitar a violência entre os passageiros.

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