sexta-feira, outubro 6

Menino jogando xadrez

Sala de espera dos que aguardam a vez para a sessão de fisioterapia.

Vi o menino no canto, sentado com o tabuleiro sobre os joelhos. Mexia com as peças do jogo.

Perguntei à mãe do menino:

– É xadrez que ele está jogando?

– Sim – ela respondeu.

– Mas é um jogo difícil, muita gente grande não sabe jogar, eu mesmo nunca consegui aprender como é que se joga – observei.

Ela disse:

– É o que ele mais gosta.

Disse ainda que ele se distraía muito durante o dia, jogando xadrez. Gosta de ensinar aos adultos. “Já me ensinou, ao pai, aos tios e a alguns amigos da família.”

– Foi mesmo?

– Sim.

Perguntei ao menino:

– Como é seu nome?

– Guilherme.

-Quantos anos?

– Tenho oito.

– Por que é que você gosta de ensinar aos adultos como jogar xadrez? – curioso perguntei.

Sem deixar de mexer nas peças do tabuleiro, ele disse:

– Quanto mais à gente grande eu ensinar, tenho mais amigos pra jogar comigo – ele observou.

Era verdade o que eu estava vendo naquele menino? Nem tudo no mundo estava perdido. Com amizade, fazendo da vida um jogo interessante, o mundo se torna viável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário