quinta-feira, agosto 11

A livraria da honestidade existe

Imagine entrar em uma livraria, ver uma enorme quantidade de livros nas prateleiras para escolher a vontade, decidir comprar e quando você vê, não tem ninguém a quem se dirigir para efetuar a compra. Mas tem uma caixa onde você coloca o valor, ou a soma dos valores, escrito na capa do livro. Como você agiria?


Em Nanjing, na China, esta livraria realmente existe, e não por acaso é chamada de Honesty Bookstore, a Livraria da Honestidade. Nenhum funcionário fiscaliza o movimento da loja, nem tampouco os pagamentos depositados na caixa. Os usuários podem ler livremente e em seguida, pagar pelos livros que eles escolherem, deixando o dinheiro em uma caixa selada de cor amarela.

Uma grande e incrível experiência social para sensibilizar a opinião pública sobre os atos de honestidade e a integridade moral e até agora os chineses estão fazendo tudo certinho, ou seja, pagando pela quantidade correta, como se ali houvesse um caixa de verdade.



Sem qualquer tipo de controle – exceto aquele ligado à própria consciência – não há livros roubados. Um balanço extremamente positivo, de acordo com os organizadores da iniciativa, porque o dinheiro levantado dentro da caixa, é suficiente e, na verdade, corresponde aos livros ausentes das prateleiras.

A livraria da honestidade que está localizada na rua Xinjiekou tornou-se, em pouco tempo, um ponto de encontro dos fãs da leitura que podem escolher romances, livros infantis e best-sellers, dentro da oferta de uns 1.500 volumes disponíveis.
Green Me

Nenhum comentário:

Postar um comentário