quinta-feira, julho 22

De poetas e mulheres

Que falta fazem aqueles poetas apaixonadamente românticos que não receavam declarar amor a uma mulher, a duas, a todas, sem se preocuparem com o que alguém pudesse vir a pensar deles ou delas.


***

Tão inovador lhe saiu o poema, que o concretista o registrou no livro de patentes.

***

O tempora, o mores, depois dos maus dias sempre vêm dias piores.

***

Foram tempos insanos, letais. Morria-se de veneno colhido em lábios deliciosamente fatais.

***

No tempo das rimas ricas as pobres rimas em ão andavam de pires na mão.

***

Um poeta, se não puder ser tímido, há de ser discreto. Mas, quando disser palavras como rosa ou mulher, deverá parecer a todos que ninguém poderia dizê-las melhor.

***

Como todo vício, a poesia, pelo menos no início, foi boa para mim.

***

Nos desvarios em que me meto, sou governado por um triunvirato, eu, eu mesmo e eu de fato.

***

Chega um momento em que só se pode esperar que você morra, e mesmo isso parece uma tarefa difícil demais para você.

***

Se é famoso quem morreu, não se preocupe, meu amigo. Pode crer: não fui eu.

***

Depois que se tornou um, ele agora só diz bom dia a outros poetas de antologia.

***

Exemplo de coerência estética: na casa do poeta concreto, um jardim de grama sintética.

***

Eu esperar grandes coisas da literatura não é estranho. Estranho seria ela esperar alguma coisa de mim.

***

É um poeta modesto. Se precisa de uma estrela, só a pede ao almoxarifado poético se não puder reaproveitar uma antiga.

***

Nas árvores do poema concreto, um comunicado drástico: passarinhos, só de plástico.

***

Na ventania, o bem-te-vi se segura nos hífens para não cair.

***

Venturosamente acabou a era dos poetas declamadores, que faziam trovejar palavras sobre o público antes de respingá-lo com perdigotos.
Raul Drewnick

Nenhum comentário:

Postar um comentário