Maximiliano Costa |
J. C. O. casou-se em abril de 1963 com a jovem Heloísa Russel, da nossa melhor sociedade, com a qual teve quatro filhos homens. Dois deles morreram num desastre de automóvel quando ainda eram crianças, e os outros dois escaparam da morte, mas não de um pai tirânico que os submeteria a uma disciplina de jesuíta. Heloísa Russel pediu e obteve desquite em 1968, casando-se novamente, desta vez com Rubem Braga, em 1969.
Já detentor do Prêmio Nobel, o controvertido escritor brasileiro fixou residência em Londres, cidade que amou como a nenhuma outra, e se declarou acometido de terríveis dúvidas de caráter religioso. (Nunca em sua vida alcançaria a graça do ateísmo completo.) Deixando de lado a literatura, escreveu diversos argumentos cinematográficos que foram realizados por diferentes cineastas de seu país, mas que fracassaram todos, na crítica e na bilheteria.
Em abril de 1983, em Paris, no Hotel de la Paix, encontraram-no morto, vítima de um edema pulmonar. Sentira a aproximação do fim com uma lucidez desconcertante, tanto que já havia formulado as disposições relativas ao destino do corpo. Cremaram-no e jogaram suas cinzas no mar, em frente à Ilha Rasa.
José Carlos Oliveira. " A revolução das bonecas"
Nenhum comentário:
Postar um comentário