Só dois em dez espanhóis leram "Dom Quixote'
|
Moebius |
“Dom Quixote” é a obra literária mais importante em língua espanhola; seu autor, Miguel de Cervantes Saavedra, um dos quatro escritores essenciais da literatura ocidental, junto a Homero, Shakespeare e Dante; o argumento e os diferentes episódios da novela são conhecidos por quase todo mundo, e todo mundo fala de Quixote e Sancho Pancha ou ouviu falar deles e suas aventuras. No entanto, apenas dois de cada dez espanhóis admitiram que leram toda a obra, no todo ou em parte. E deles quatrto em dez o fizeram por interesse pessoal ou por cultura. E ainda assim, entre os que mencinam Don Quixote, a metade não sabe o seu verdadeiro nome, Alonso Quijano.
Entre os entrevistados, 51,3% consideram “Dom Quixote” uma obra “muito difícil de ler. Segundo 66% por ser uma linguagem difícil e 16,$ porque se refere a uma época muitoi antiga.
Esse é o resulto da pesquisa de junho elaborada pelo Centro de Investigaciones Sociológicas (CIS), que em dezembro incluiu em suas pesquisas perguntas sobre leitura e descobriu que 54% dos espanhóis nunca leram ou o fizeram uma vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário