segunda-feira, janeiro 10

Literatices

A persistência é uma virtude literária. Há quem precise de várias décadas para se provar um mau poeta.

***

Em alguns raros momentos de bom humor, admito que não deveria me preocupar com a poesia; ela é que, se zelasse pelo seu nome, deveria se preocupar comigo.

***

Se você não chegou àquele ponto de se considerar um poeta fracassado, talvez seja o caso de perseverar um pouco mais.

***

Considerar a literatura uma espécie de missão talvez não seja o ideal, mas, se for o seu caso, não se poupe.

***

Mexes com a minha ternura. Quando ela se vai, chamada por outros acenos, tu vais buscá-la e a repões no caminho dos teus braços.

***

Ontem me afligia a qualidade, Hoje, me atormenta a quantidade. Ontem eu escrevia mal. Hoje eu mal escrevo.

***

Impossível não imaginar que Mario Quintana tenha sido um menino bom de assobio.

***

Tantas vezes foi o jarro à fonte que aprendeu o caminho e agora já vai sozinho.

***

Na loja de artigos poéticos, uma liquidação de réguas para medir alexandrinos.

***

O gramático sovina conseguiu desconto no tapetinho de bem-vindo porque lhe faltava o hífen.

***

Assim como no jogo e no amor, também na poesia ocorre e chamada sorte de principiante.

***

Os poetas que mais se frustram são aqueles que insistem em ver na poesia não uma atividade artística, mas uma profissão.

***

Destituído da glória artística e descrente de qualquer outra, o velho poeta conserva poucos traços de grandeza. Um deles é considerar o sol seu parente. Toda manhã ainda o cumprimenta: bom dia, Helinho.

Raul Drewnick

Nenhum comentário:

Postar um comentário